Sua saúde

Acordar com nariz entupido todos os dias: Médico explica o que pode ser congestão nasal de manhã

Acordar com nariz entupido todo dia: Médico explica o que pode ser

O nariz entupido, conhecido também por congestão nasal, ocorre quando os vasos sanguíneos do nariz ficam inflamados ou quando há excesso de produção de muco, dificultando a respiração. Mas já acordar com nariz entupido todo dia, ou a maioria dos dias da semana é algo extremamente desconfortável. O Fato, é que acordar congestionado não é normal, mas o que pode ser?

De acordo com o médico Clínico Geral, Dr. Arthur Frazão, colunista do site Tua Saúde, o problema está relacionado, quase sempre por gripes, resfriados sinusite e alergias respiratórias. Segundo ele, são problemas que se resolvem em uma semana, geralmente, nem necessitam tratamento, pois o sistema imunológico se encarrega disso. No entanto, tem pessoas que vivem assim: acordam quase todos os dias com o nariz entupido. Vamos ver o que pode ser.




Você é alérgico

As alergias são as causas mais comuns de congestionamento pela manhã. Por causa de um sistema imunológico exagerado, as pessoas com alergias entopem o nariz por qualquer razão. Elas geralmente acordam congestionadas por que os travesseiros, cobertor, colchão e roupa de cama são um terreno fértil para alérgenos. Além disso, dormir com cães ou gatos e até mesmo com bichinhos de pelúcia também causam reação alérgica. Se você anda acordando com nariz entupido, vermelho, olhos lacrimejantes e espirros, certamente você tem um quadro alérgico. A melhor coisa a se fazer é tomar um anti-histamínico antes de dormir e manter sempre a roupa de cama, cortinas, tapetes muito limpos.

Dorme com ventilador ou ar condicionado



Dormir com ventilador ou ar condicionado provoca o ressecamento das vias aéreas e o espessamento do muco nasal. Durante a noite, o ar mais ressecado faz com que o corpo seja incapaz de libertar ou deportar o muco acumulado. Para algumas pessoas, dormir com esses equipamentos ligados, não há qualquer congestão, mas outras, acordam gravemente congestionadas e com dores de cabeça.

Você tem sinusite

Quem sofre com sinusite e está em crise, costuma acordar mesmo quase todos os dias com o nariz entupido. A sinusite é uma inflamação da mucosa dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos.



A inflamação provoca uma grande formação de muco que fica estagnado nas fossas nasais levando ao entupimento das narinas. Essa condição persiste o tempo todo, mas tende a agravar à noite quando o corpo está em uma posição horizontal ou deitada. Assim, é muito comum dormir mal e  acordar congestionado. Além do nariz entupido, a pessoa sentirá dor de ouvido, Dores no maxilar superior e dentes, tosse, que pode ser pior durante a noite, garganta inflamada, mau hálito (halitose), cansaço e náusea.

Você usa medicamentos

Alguns medicamentos atingem diretamente o sinus, levando ao desconforto. Se a congestão nasal passou a surgir ao mesmo tempo que você passou a usar um novo medicamento, pode ser que exista uma ligação entre os dois, ler as instruções e informar o seu médico.

tuasaude / cuidadospelavida

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Topo