Sua saúde

Vômito amarelo ou amarelado: Médico explica o que pode ser

Vômito amarelo ou amarelado: Médico explica o que pode ser

O ato de vomitar significa, ao pé da letra, expulsar o conteúdo do estômago pela boca. Trata-se de uma das maneiras do nosso corpo eliminar substâncias, bactérias, vírus e parasitas que não estão fazendo bem. Pode também ser um indicativo de problemas de saúde e doenças gástricas. Algumas vezes o conteúdo expulso do estômago pode vir com cores diferentes, dentre elas, o vômito amarelo ou amarelado. Qual seria a causa?

Vômito amarelo: Bile




O vômito amarelo, na maioria das vezes, indica a expulsão da bile que estava no estômago. A bile – ou bílis – é um fluído produzido pelo fígado que se armazena na vesícula biliar. A sua importância se dá diante da sua atuação na digestão de gorduras e na absorção de substâncias nutritivas da dieta ao passarem pelo intestino.

♥   “Estou vomitando bile”: veja o que pode ser e como fazer para parar de vomitar bile

De acordo com Dr. Ivan Ferreira, médico colunista do site Médico Responde, depois de ser produzida no fígado, a bile que é secretada no duodeno, parte inicial do intestino, para auxiliar a digestão. Mas, algumas vezes, quando o estômago está vazio o vômito acontece e a bile presente no duodeno pode ir para o estômago e ser eliminada junto com o conteúdo expulso.

Quando acontece só uma vez, vomitar a bile não é considerado perigoso. O recomendado é beber líquidos em abundância. Mas, se o vômito amarelo é seguido e não para, é preciso procurar um médico.



Outras causas

Ingestão de alimentos ou bebida amarelas: Apesar de o vômito amarelo quase sempre indicar presença de bile, a ingestão de alimentos ou bebidas amarelas também colorem o vômito dessa cor. Um bom exemplo é ingestão de sucos artificiais de laranja, ou refrigerantes com corantes como fanta®, sukita®, por exemplo.

♥  Vomitar sangue: médica explica o que pode causar este problema



Presença de catarro: Dr. Ivan também cita a presença de secreção respiratória(catarro) engolida como causa de vômito amarelo. Quando vômito com catarro quando não é frequente e não acompanha febre, não é considerado grave. Esse tipo de Vômito é comum em crianças resfriadas ou gripadas.

Expectoração vômica: Embora seja mais raro, pus de infecções pulmonares pode sair tosse. Na verdade, é uma eliminação de pus através da glote que é confundida com vômito amarelo.

 

medicoresponde

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Topo