“Estou vomitando bile”: veja o que pode ser e como fazer para parar de vomitar bile

“Estou vomitando bile”: veja o que pode ser e como fazer para parar de vomitar bile

O primeiro sinal de que você está vomitando bile é observando a cor do vômito. Geralmente, a bile nos faz vomitar amarelo, amarelado ou esverdeado. Há várias causas para esse sintoma e entender o que pode ser e como fazer nestes casos é muito importante. O que vem na cabeça é parar de vomitar bile o mais rápido possível.

Como já dito, há, na verdade, uma série de razões pelas quais uma pessoa vomita bile. Pode ser a consequência de jejum, vômitos excessivos em resposta a viroses ou outras irritações estomacais. Vomitar bile é um resultado do mecanismo de defesa do corpo devido a múltiplos episódios de vômitos. Pode também causada por um excesso de bile no estômago ou outras condições, listadas a seguir.

Estômago vazio

Depois de ser produzida no fígado, a bile que é secretada no duodeno, parte inicial do intestino, para auxiliar a digestão. Mas, algumas vezes, quando o estômago está vazio o vômito acontece e a bile presente no duodeno pode ir para o estômago e ser eliminada junto com o conteúdo expulso.

O que fazer: Beba líquidos em abundância. Este não é um caso grave. Tente comer algo leve e repousar.

  Vômito amarelo ou amarelado: Médico explica o que pode ser

Obstrução intestinal

Uma pessoa pode vomitar bile se tiver uma obstrução intestinal que bloqueia o fluxo de alimentos para o intestino. A obstrução intestinal pode ser causada por doenças inflamatórias intestinais, cálculos biliares ou aderências que podem forçar o conteúdo estomacal e causar vômito amarelo. Neste caso, além de vomitar bile, a pessoa pode sentir fortes dores abdominais e constipação.

O que fazer: Obstrução intestinal é uma emergência médica grave e exige o tratamento específico, para evitar quaisquer complicações. Na maioria dos casos, a cirurgia é realizada. Assim, não há o que fazer em casa. Corre para o pronto socorro!

Refluxo biliar

Refluxo biliar é uma condição semelhante ao refluxo ácido. No entanto, a pessoa vomita ácidos biliares. Se há muita bile no estômago, o corpo tenta se livrar da substância, o que provocará os vômitos com bile. Esta doença pode ser provocada por úlcera péptica e cirurgia estomacais, como a remoção de cálculos biliares, por exemplo.

O que fazer: Os médicos dizem que os vômitos biliares é um dos efeitos secundários da cirurgia da remoção da vesícula biliar e podem durar 4-5 meses pós-operatórios. Mesmo assim, é importante buscar ajuda médica.

  Vomitar sangue: médica explica o que pode causar este problema

Intolerância ao álcool

Quem costuma vomitar bile depois de beber, pode ter intolerância ao consumo exagerado de álcool. Isso apenas indica a incapacidade do organismo de absorver o álcool consumido em excesso e, portanto, a matéria tóxica é jogada para fora do corpo, juntamente com a bile.

O que fazer: Uma vez que todo álcool for expelido do estômago, a pessoa irá cessar os vômitos com bile. Mantenha-se hidratado.

Envenenamento

Os alimentos preparados em condições não-adequadas, podem cultivar micro-organismos nocivos, tais como bactérias e vírus. As pessoas afetadas por uma intoxicação alimentar, não só vomitam os alimentos contaminados, mas também a bile amarelada.

  O que fazer: O consumo de soluções de eletrólitos que são boas fontes de sódio, potássio e cálcio é muito importante.

saude-info