Sua saúde

Tosse seca: médico explica o que pode ser e o que fazer para se livrar dela em casa

Tosse seca: médico explica o que pode ser e o que fazer

Tanto a tosse seca quanto a tosse com catarro são maneiras de que o corpo arruma para expulsar objetos estranhos ou microrganismos que atacam as vias aéreas — nariz, garganta, laringe e pulmões. Mas a tosse seca e irritativa, com aquela terrível sensação de que algo está preso na garganta, é duplamente desconfortável. É uma tosse cansativa que piora muito a noite, principalmente com o corpo em repouso. Descobrir o que pode ser e o que fazer nesses casos ajudará bastante na recuperação.

De acordo com Pneumologista Dr. Mauro Gomes, do Instituto de Pneumologia Paulista, explicou em seu site que tossir o tempo todo não é normal. A tosse seca (ou persistente) é, na maioria das vezes, de causa alérgica. No entanto, há outras causas importantes a serem consideradas. “A tosse seca persistente pode acarretar complicações em longo prazo às cordas vocais e a pessoa sente rouquidão e até mesmo perda da voz, além de cansaço muscular do diafragma e dos músculos do tórax”, disse o médico.




Alergia

A tosse seca persistente é o sinal da presença de alguma doença. É um sintoma muito comum em doenças alérgicas, como: a asma brônquica, a rinite alérgica e a sinusite alérgica. As pessoas alérgicas podem desenvolver tosse seca persistente aos “gatilhos “desencadeadores de uma crise.  Exposição a poeiras, ácaros domiciliares, animais, variações bruscas de temperatura, poluição ambiental, fumaça de cigarro são as principais causas das crises alérgicas que tem como sintoma a tosse seca que não passa “nunca”.

O que fazer: em toda e qualquer tipo de tosse, beber água é a recomendação número 1. Beba pelo menos 1, 5 litros de água por dia. A casa deve estar sempre limpa, livre de poeira e tapetes. Tomar chá de hortelã de 2 a 3 vezes ao dia irá aliviar a tosse e ajudar na cura. Muitas vezes a convivência com pessoas que fumam – ou fumar – piora muito o quadro. A tosse seca alérgica necessita, muitas vezes de uma prescrição médica de algum anti-histamínico como a Loratadina. Neste caso, consulte seu médico.

♥  Tosse com catarro: especialista diz o que fazer para resolver o problema em casa



Refluxo esofágico

O refluxo, volta do suco gástrico do estômago para a garganta, causa forte irritação no esôfago e chega à laringe com um sintoma muito irritativo. Toda vez que há um refluxo, mais a laringe e o esôfago se irritam e inflamam. Assim, com o tempo essas lesões provocam a tosse seca persistente.

O que fazer: se o problema da tosse seca é a irritação causada pelo refluxo, a única coisa a se fazer é buscar ajuda médica para curar o refluxo. O tratamento para refluxo esofágico envolve mudanças alimentares uso de medicamentos e, em casos mais graves, cirurgia para correção do problema. Emergencialmente, em casa a nutricionista Tatiana Zanin, colunista do site Tua Saúde, sugere o uso de antiácidos que irão evitar a sensação de queimação no esôfago. No entanto, o refluxo precisa ser tratado com um médico.



Tabagismo

Uma das consequências do tabagismo é uma tosse seca persistente. Isso porque, o calor da fumaça aspirada e as substâncias químicas presentes no tabaco provocam uma irritação constante das vias aéreas. Essa tosse pode piora progressivamente, levando a um quadro de doença pulmonar obstrutiva crônica.

O que fazer: Beber muita água sempre ajuda, como já dito. No entanto, parar de fumar é a única forma de se livrar dessa tosse, pois ela pode durar a vida inteira, neste caso.

Pneumonia

Apesar de a pneumonia quase sempre produzir catarro, em alguns casos, pode apresentar uma tosse seca que se alonga por vários dias. Neste caso, esse sintoma é importante para alertar que a infecção não foi devidamente tratada.

O que fazer: neste caso, a pneumonia precisa ser tratada o quanto antes. Se um tratamento já estiver sendo feito, avise ao seu médico da tosse seca, isso o ajudará a avaliar a necessidade de uma nova medicação.

drmaurogomes

Este texto é de caráter informativo e não substitui o diagnóstico e tratamento médico. Qualquer sintoma  acima citado, será melhor interpretado durante uma consulta médica.

Topo