Pode ter relações sexuais antes do exame de urina? Veja o que dizem os especialistas tanto para homens quanto para mulheres

Pode ter relação antes do exame de urina? A abstinência sexual é necessária?

O exame de urina, um dos procedimentos laboratoriais mais comuns, é empregado para avaliar e identificar problemas nos rins e no aparelho urinário. Geralmente, este exame não precisa jejum, é bom que se colete a primeira urina do dia ou ficar pelo menos duas horas sem urinar antes de colher, dispensando o primeiro jato. Mas, será que pode ter relação sexual antes do exame de urina?  Precisa abstinência sexual na noite anterior?

Quando o médico solicita um exame de urina, há uma suspeita de infecção, alterações proteicas, diabetes e muitos outros problemas. Assim, é bom seguir à risca as orientações dadas pelo médico ou laboratório antes, durante e depois da coleta. Quanto a necessidade de abstinência sexual na noite anterior ao exame de urina, a recomendação costuma ser diferente para homens e mulheres.

Enfim, pode ou não pode?

A maioria dos laboratórios consultados para este texto, são diretos com a orientação de que não é recomendado ter relação sexual antes de colher a urina para exame, nem mesmo na noite anterior.

De acordo com as orientações do Clab Laboratório, é recomendável que tanto os homens como as mulheres não devem ter relação sexual na véspera do exame matinal de urina. Eles explicam que quando isso acontece algumas horas antes do exame, há uma presença maciça de espermatozoides na amostra, o que pode dificultar a análise e mascarar doenças. No caso da mulher ainda há o problema de uma pequena quantidade sêmen saia junto com a urina. Com isso, elementos que fazem parte do líquido seminal do homem, podem estar presentes e misturados à urina da mulher. Isso resultará em um exame completamente alterado.

Então usando camisinha pode? Não, não pode também. Isso porque, os movimentos contínuos comuns do ato podem levar a um aumento na contagem de leucócitos e hemácias na amostra.  Esse aumento, embora seja natural de acontecer após uma relação, pode dar resultado “falso positivo” indicando problemas como infecção e sangue na urina.

Pelas razões citadas acima, muitos laboratórios, como o Laboratório Lemos, de Minas Gerais, pedem uma abstinência sexual de pelo menos 24 horas antes do exame de urina. Isso sim, dará a certeza de uma análise segura tanto para o homem quanto para a mulher.

O que mais não pode?

Não pode usar pomadas ou cremes genitais na véspera do exame;

Não estar menstruada. Mas se a mulher estiver menstruada e o exame for urgente, um enfermeiro ou laboratorista dará instruções necessárias;

Evitar cigarro e álcool na véspera, pois podem interferir nos resultados;

Não é recomendado beber água em excesso, isso causará uma diluição da urina e pode interferir.

lemoslab / clab