Sua saúde

Remédios para sinusite: médicos ensinam 4 formas de controlar crises de sinusite em casa

Sinusite: médicos ensinam melhores remédios caseiros para sinusite

Os dados do Ministério da Saúde indicam que pelo menos 30 milhões de brasileiros sofrem de crises de sinusite por ano no país. A sinusite é uma inflamação dos seios paranasais que acontece na mucosa da face, região de cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. Encontrar uma forma de controlar a doença sem uso de medicação é a melhor maneira de lidar com o problema. Por isso muita gente prefere a segurança dos remédios caseiros naturais.  Então, reunimos os melhores remédios caseiros para sinusite, de acordo com médicos.

A sinusite é uma condição irritativa e extremamente desconfortável. A sensação de quem sofre com o problema é que o rosto inteiro dói. Durante uma crise, a pessoa sente uma dor intensa no rosto, além de obstrução do nariz, tosse e dores no ouvido e maxilar. A seguir as cinco melhores maneiras de amenizar os sintomas em casa, sem precisar de medicamentos, de acordo com médicos.




Limpeza nasal

O otorrinolaringologista Dr. Eduardo Magri, da Rede de Hospitais São Camilo, disse que site Minha vida que durante uma crise, a lavagem nasal é imprescindível. Ele diz que um dos melhores remédios caseiros para sinusite é fazer a limpeza do nariz e seios nasais com uma mistura de água morna e sal. Essa solução ajuda a eliminar o excesso de secreções e reduz a inflamação, aliviando os sintomas como dor e pressão no rosto.

Como fazer: Mornar um copo de água, acrescentar duas pitadas de sal de cozinha e mexer até dissolver. Encher uma seringa de 10 ml sem agulha  com a solução. Durante o procedimento deve abrir a boca e pode respirar também pela boca e o corpo inclinado para frente. Posicionar a seringa na entrada de uma narina e injetar o líquido em velocidade média, até que saia pela outra narina.

♥ Tosse seca: médico explica o que pode ser e o que fazer para se livrar dela em casa



Inalação com eucalipto

O clínico geral, Dr. Athur Frazão, explicou em sua coluna no site Tua Saúde, que o eucalipto tem propriedade expectorante e anti-séptica e alivia de forma rápida e eficaz a congestão nasal. O médico explica que essa é uma das receitas caseiras mais recomendada para a sinusite aguda, aquele que apresenta congestão nasal, corrimento nasal (coriza com catarro) e dor de cabeça.

Como fazer: Colocar em uma bacia com água fervente de 5 a 8 gotas de óleo essencial de eucalipto e uma colher (de chá) de sal de cozinha. Depois cobrir a cabeça e a bacia e respirar profundamente o vapor da mistura. É importante respirar o vapor o mais profundamente possível por até 10 minutos. O procedimento pode ser repetido 2 a 3 vezes ao dia.



Espinafre e hortelã frescos

Quando a sinusite é alérgica, Dr. Arthur Frazão recomenda o suco de espinafre e hortelã frescos. Ele diz que essa mistura tem propriedades anti-inflamatórias e descongestionantes que ajudam a eliminar as secreções e vai aliviar bem os sintomas da sinusite.

Como fazer: Bater no liquidificador 5 folhas de espinafre, 5 folhas de hortelã, um copo de água de coco e 1 colher de mel de eucalipto. Esse suco deve ser ingerido entre as refeições pelo menos 3 vezes ao dia.

Inalação com cebola

A nutróloga Lenina Matioli, especialista pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), ensinou no site Minha Vida, outra inalação amplamente recomendada em caso de crises de sinusite: a inalação de cebola. Ela explicou que a cebola tem propriedades antibacterianas e antivirais, no entanto, sua inalação ajudará apenas a aliviar os sintomas da sinusite, não a curá-la.

Como fazer: A nutróloga recomenda separar uma cebola em camadas e jogar na água fervente. Deixar ferver por um minuto, em seguida, coloque a mistura ainda bem quente em uma bacia e faça a inalação. O alívio dos sintomas é imediato e o procedimento funcionará muito bem até que uma medicação específica faça efeito.

Atenção!

Há sites ensinando receitas “infalíveis”para sinusite com pimenta e água.  Não caia nessa! Segundo a nutróloga Lenina Matioli, por mais que a pimenta seja rica em capsaicina, uma substância com ação anti-inflamatória, ingeri-la com água não vai curar nem aliviar os sintomas da sinusite. Além disso, a “queimação” causada pela mistura pode causar outros problemas de saúde.

minhavida / tuasaude

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Topo