Sua saúde

Como fazer para baixar a febre de uma pessoa?

Como fazer para baixar a febre de uma pessoa em casa?

Só para lembrar, a febre não é uma doença e sim, um sinal ou sintoma. Quando temos febre, esse estado indica que o nosso organismo está lutando contra o agente causador de uma infecção, ou seja, um agente microbiano, seja ele vírus ou bactéria, invasor e nocivo. Mas, como fazer para baixar a febre de uma pessoa em casa?

Você pode agir conforme as dicas abaixo para estados febris acima de 38,5ºC (temperatura axilar). Isso porque, acima deste nível, o organismo começa a se desgastar aceleradamente sem conseguir dar conta da luta do seu sistema imunológico. No entanto, essas dicas poderá ajudar a baixar a febre em casa sem medicação.




Compressas frias

Usar uma toalha úmida ou com uma bolsa térmica em temperatura mais fria no tronco e nos membros pode ajudar a diminuir a temperatura do corpo. O ideal é usar água em temperatura ambiente. Mas lembre-se: caso o paciente se queixe de muito frio e se sinta mal em contato com a umidade, não faça as compressas, pois elas podem piorar seu estado. Alguns médicos recomendam ao paciente usar meias molhadas. No entanto, o principal é aliviar a cabeça do excesso de temperatura corporal. Para isso, coloque uma compressa fria na testa e ou na nuca.

♥ 3 coisas que você nunca deve fazer quando está com febre. Serve para crianças também!

Tomar banho



Um bom banho de água morna, e não fria, é excelente para aliviar os sintomas da febre e recuperar a temperatura corporal. Mas porque a água não pode ser fria? De acordo com o médico Dr Drauzio Varella, embora a água fria realmente ajude a diminuir a temperatura, ela aumenta a frequência cardíaca, que já está acelerada por causa da febre. Assim, o ideal é deixar a água morna escorrer por bastante tempo sobre o corpo, o que também contribui para seu relaxamento.

Beber muita água

Manter a hidratação para baixar a febre é imprescindível, então o recomendado é beber muita água. Além de hidratar o corpo, que costuma perder água durante a febre, o líquido auxilia na regulação térmica do organismo. Ofereça água pura, limonada ou um chá do gosto do paciente e insista para que este tome, pelo menos, alguns goles de vez em vez.



Leia também: Acordar com o coração acelerado (taquicardia): Veja as causas e o que fazer

Repousar

O descanso não é recomendação de avó. Quem está com febre precisa mesmo repousar. Dr. Drauzio Varella explica em seu site que a febre acelera os batimentos cardíacos (para cada grau elevado há aumento de 15 batimentos por minuto), o que provoca maior gasto de energia. Por isso, é importante repousar e evitar sobrecarregar o organismo com atividades físicas.

♥ Suar durante a febre é sinal de que ela está saindo do corpo?

Comer adequadamente

Não precisa e nem pode deixar de comer, mas a alimentação deve ser bastante controlada durante a febre. Isso porque, para cada elevação de 1º C na temperatura corporal, o consumo de energia é 12% maior que o habitual. Assim, é importante fazer uma dieta leve, com alimentos de fácil digestão, para que o organismo não queime muita energia tentando digerir a comida.

Medicamentos: atenção

Se a causa da febre for simples, como uma gripe, e não muito alta (até 38 graus), não há razão para tratar de forma medicamentosa. As dicas acima irão resolver o problema em pouco tempo. No entanto, se a pessoa tiver com dores pelo corpo, mal-estar e outros sintomas, o uso de um antitérmico pode ajudar. Agora, para as febres acima de 38,5 ou 39 graus costumam cursar com maior desconforto e poderão ser medicadas com o antitérmico de costume.

minhavida / drauziovarella

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Topo