Catarro transparente e transparente com sangue: médica explica o que pode ser

Catarro transparente e transparente com sangue, o que pode ser?

Atualmente, muitos médicos têm usado a cor do catarro para diagnosticar doenças. Muitas vezes, nossa meleca pode trazer informações muito importantes para investigar o tem de errado na nossa saúde. Ou seja, dependendo a cor do catarro, pode ser sinal de patologias, algumas graves. O catarro transparente com sangue ou sem sangue, é um exemplo muito comum que variação de cor e consistência. É importante, nesses casos saber o que pode ser e o que fazer.

Como a função do muco nasal é proteger as vias aéreas do ataque de vírus, bactérias e outros micro-organismos que podem infectar nosso corpo. Justamente por isso, a cor, consistência e até mesmo o odor do muco podem nos dizer se há algo de errado. Quando o catarro está transparente com sangue, muita gente se assusta. Mas a Dra. Samanta Dallagnese, otorrinolaringologista, disse em entrevista à revista Veja que a secreção transparente é a mais saudável.

De acordo com a médica, quando a secreção está transparente, ela está na maior parte constituída de água, um de restos de células e algumas proteínas. Por isso, os médicos chamam esse catarro transparente de  “muco salubre de hialino”.

Assim, a médica deixa claro que um catarro transparente é um bom sinal. Uma secreção saudável não tem cor. Durante todo o dia produzimos em médica cerca de 1,5 litros de muco nasal. Com essa aparência, podemos supor nossas fossas nasais estão sendo devidamente lubrificadas agregando umidade ao ar que respiramos. A maior parte desse muco desce pela garganta e, no estômago é dissolvida e segue o trato intestinal.

Catarro transparente com sangue

De modo geral, um catarro transparente com manchinhas de sangue, não é nada grave também. Geralmente, essa combinação (transparente + sangue) acontece por causa de uma irritação nas vias aéreas o que favorece o rompimento de pequenos vasos. Pode acontecer também em consequência do ressecamento das vias aéreas que igualmente favorece o rompimento dos vasos.

Agora, se o catarro vem com muito sangue, e aparece assim todas as vezes que é feita a higiene do nariz, é indispensável procurar um médico. Isso porque, a presença de sangue vivo, em grande quantidade, pode indicar doenças mais graves, como tuberculose, embolia pulmonar e câncer de pulmão.

Assim, examine o catarro. Se estiver transparente com manchinhas de sangue eventuais, sem outro sintoma como febre alta, tosse forte, não é necessário se preocupar. Mas, um catarro com muito sangue vivo todas as vezes que limpar as narinas, busque ajuda médica para investigar as razões.

vejasp / minhavida