Sua saúde

Vomitar sangue: médica explica o que pode causar este problema

Vomitar sangue: médica explica o que pode causar esse problema

Vomitar sangue é um sintoma assustador para qualquer pessoa. Além do fato de que vomitar seja uma reação do organismo extremamente desconfortável, quando vem um pouco de sangue (ou muito) é bastante desesperador. No entanto, quando uma pessoa está vomitando sangue, nem sempre é algo grave.

O nome médico dado à presença de sangue no vômito é hematêmese. De acordo com a médica da família da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Dra. Nicole Geovana, vomitar sangue, significa que há um sangramento proveniente do estômago, da boca, da garganta, do esôfago ou da porção inicial do intestino delgado. Sempre é um sinal de alerta. Aliás, a presença de sangue no estômago, causa enjoo e leva naturalmente ao vômito. A médica lista as principais causas deste sintoma temível.




Varizes esofágicas

Quando há lesões graves no fígado, pode ocorrer um inchaço nas paredes da porção inferior do esôfago e, às vezes, do estômago. Esse inchaço pode causar um sangramento, mas não devem causar dor. As varizes esofágicas são frequentemente causadas por doença hepática alcoólica ou lesões severas no fígado.

 Tenho medo de vomitar. Qual o meu problema?

Úlcera no estômago



Uma úlcera péptica é uma das causas mais prováveis de vômito com sangue. Você pode desconfiar disso, se sentir uma forte queimação no estômago e uma terrível dor abdominal. Essa hemorragia ocorre quando a úlcera ou inflamação danifica uma artéria próxima da lesão.

Ferimento na garganta ou esôfago

Às vezes um pequeno ferimento causado por uma espinha de peixe pode lesionar mais gravemente um vaso sanguíneo na garganta ou no esôfago e desencadeado um sangramento. A médica também explica que vomitar com muita intensidade ou durante muito tempo pode ferir pequenos vasos sanguíneos da garganta ou do esôfago e produzir estrias de sangue no vômito.



Gastrite

Gastrite é a inflamação, infecção ou erosão do revestimento do estômago. Quem tem essa doença, sofre de uma fraqueza da barreira mucosa que protege a parede estomacal, permitindo que os sucos digestivos produzidos pelo estômago causem danos ao tecido que reveste o órgão. Isso, causa dor e muitas vezes um pequeno sangramento. Durante uma crise de gastrite, a pessoa pode ter vômito com traços de sangue.

 Por que coisas com mau cheiro nos dão ânsia de vômito?

Esofagite

A esofagite é uma inflamação do esôfago e é o resultado da Doença do Refluxo Gastro-Esofágico (DRGE). A DRGE já atinge um número expressivo de pacientes e se não tratada pode evoluir para doenças graves. Como o refluxo vem junto com o conteúdo gástrico do estômago, ele é extremamente ácido e pode ferir as paredes do esôfago, causando sangramento.

Sangramento nasal

Durante uma hemorragia nasal é muito comum que a pessoa engula sangue. Mesmo se o sangramento for fraco. Uma vez no estômago, o sangue acaba causando enjoo e ao vomitar, a pessoa percebe o sangue.

Câncer

Tumores no esôfago e no estômago podem causar sangramento. Mas, quando chega a esse ponto, a pessoa, geralmente, já teve o diagnóstico e já conhece a possibilidade deste sintoma.

Atenção! Se você vomitar sangue, deve procurar o médico de família, clínico geral ou gastroenterologista para que as causas sejam conhecidas e tratadas.

medicoresponde

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Topo