Tudo sobre Roacutan®: O que você precisa saber antes de tomar este medicamento

Tudo sobre Roacutan: O que você precisa saber antes de tomar este medicamento

Roacutan é um dos nomes comerciais mais conhecidos para a Isotretinoína, seu princípio ativo. Você também poderá encontrar outros nomes como Ranbaxy ou Cecnoin. Desde que o uso dos medicamentos à base de Isotretinoína passaram a ser usados na cura da acne, considera-se que este, é o melhor tratamento para a acne severa com “cura” de até 80%. Saber tudo sobre Roacutan é importante antes do tratamento.

A Isotretinoína, que também é usada em quimioterapia, tem um grande sucesso no combate das espinhas, agindo na raiz do problema. Ela age diretamente nas glândulas sebáceas, impedindo que suas células produzam óleo. Como as células ficam reduzidas, essas glândulas ficam literalmente diminuídas. Isso diminui a chance do folículo pilosebáceo ser entupido pelo sebo em excesso. O que acontece é que o ambiente fica muito pouco favorável para proliferação bacteriana (Propionibacterium acnes) que causa a inflamação da pele, formação de cravos, espinhas e cistos. Ou seja, sem produção de sebo, sem acne.

Enquanto isso, o Roacutan tem uma série de efeitos colaterais, mas que podem não aparecer em níveis diferentes de acordo com as reações do organismo do paciente. No entanto muitos dermatologistas acreditam que tratamentos prolongados a base de antibióticos são mais danosos para o organismo do que os efeitos colaterais do Roacutan. Mesmo assim, antes de tomar o medicamento, você precisa saber tudo que pode acontecer com você.

Roacutan®, o medicamento que acaba mesmo com as espinhas para sempre. Veja como ele funciona no organismo!

Reações externas

VOCÊ SENTIRÁ OS OLHOS SECOS: Sim, esse é um dos efeitos característicos do uso da isotretinoína. Aliás é um dos primeiros sintomas do uso do medicamento. Isso acontece porque há o ressecamento severo dos olhos. Nunca deixe de usar os lubrificantes ocular que o médico vai passar. Esse ressecamento pode resultar em conjuntivite, opacidade das córneas, diminuição da capacidade de ver no escuro.

SEUS LÁBIOS IRÃO RACHAR: Outro sintoma clássico do Roacutan, o ressecamento labial. Portanto, para quem utiliza a substância é preciso estar sempre fazendo o uso de manteigas de cacau e hidratantes labiais. Evitar o uso de lubrificantes pode resultar em fissuras no lábio.

SUA PELE VAI FICAR, MUITO, MUITO RESSECADA: Em quase 100% dos pacientes a secura da pele é sentida logo no início do tratamento.  A falta de oleosidade na pele é benéfica para o tratamento da acne, mas a deixa muito sensível e com possibilidade de rachar e/ou sangrar. É comum os casos de descamação da pele.

SEU NARIZ PODE SANGRAR: O sangramento do nariz é um pouco menos comum. Nem todos os pacientes tem esse sintoma. Para quem sofre desta consequência é recomendado usar gotas salinas ou vaselina para interromper o sangramento ou aplicar soro fisiológico. Avise seu médico.

Reações internas

SEU FÍGADO FICARÁ SOBRECARREGADO: Por causa desse efeito colateral, é importante manter os exames com monitoram os problemas de fígado em dia. Ao mesmo tempo, interromper o tratamento caso para que a função hepática não seja severamente danificada. Um médico eficiente saberá acompanhar esse perigo.

SUAS TAXAS DE COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS VÃO AUMENTAR: Nunca deixe de realizar periodicamente os exames de sangue. O médico deve saber toda alteração sofrida pelo seu organismo. Isso porque, o aumento considerável das taxas pode gerar quadros de pancreatite.

VOCÊ PODE TER REAÇÕES ALÉRGICAS: Na verdade, esse sintoma é raro em pessoas que usam isotretinoína. Mas é bom ficar de olho em coceira e hematomas na pele. Nesses casos é preciso interromper a medicação.

VOCÊ VAI ENGORDAR: É comprovado que o uso de Roacutan engorda. Mas muitos pacientes fazem uso do medicamento e não tem esse efeito colateral. Fique de olho no ganho de peso inesperado.

VOCÊ PODERÁ TER DORES DE CABEÇA TODOS OS DIAS: Dor de cabeça moderada é normal durante o tratamento.  Devido ao ressecamento dos olhos, é possível que desencadeiem dores de cabeça, por tanto é recomendado sempre os lubrificar com o colírio que o médico receitar.

nursing / medicinanet