3 coisas acontecem quando você coloca as pernas contra a parede (como na imagem) todos os dias. Baseado em estudos científicos

Estudos revelam 3 coisas que acontecem quando você coloca as pernas contra a parede

Os resultados positivos estão nas pequenas atitudes. Isso podemos afirmar a respeito da Viparita Karani  (Viparita = invertido –  Karani = em ação) que, no yoga, é conhecida como um dos melhores medicamentos para  reverter a exaustão e fadiga. Mais que um exercício, a posição das pernas contra a parede, é uma técnica terapêutica. A técnica, não poderia ser considerada um exercício porque não há nenhum esforço físico envolvido. Não há qualquer movimento ou tensão muscular.

Essa posição é, definitivamente, uma das mais fáceis e simples que praticamente todos podem realizar em casa. Tornou-se rotina na vida de dançarinos, atletas, corredores e trabalhadores estressados. Isso porque, possui a capacidade de aliviar a dor e a compressão da coluna vertebral, acalma a mente e reduz a ansiedade. É a melhor coisa que você pode fazer no final de um dia de trabalho.

Conhecida também como “postura da ação invertida” ou “postura das pernas na parede”, esse hábito pode mudar sua vida, mesmo! Os benefícios são inúmeros, mas os adeptos garantem que há três vantagens que devem ser levadas em conta quando você decidir aderir a essa prática diária.

Aumenta o fluxo sanguíneo e diminui a inflamação

Um artigo publicado na revista Psychosom Medical revelou que a Viparita Karani ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo e a circulação em todo o corpo, especialmente após um dia no trabalho onde você pode passar o dia sentado ou parado por longos períodos de tempo, permitindo que o sangue se acumule.

De acordo com um estudo publicado na revista científica Science Direct, ao realizar esta posição, você ajuda na circulação do sangue que pode estar “parado” em seus pés, tornozelos e pernas. Isso irá diminuir o inchaço que muitos de nós experimentamos no final do dia. A posição é também benéfica para as mulheres grávidas que muitas vezes experimentam inchaço nas panturrilhas, nos tornozelos e nos pés.

Você está exausto hoje? Você não vai acreditar no efeito desses 3 movimentos. Você vai relaxar e dormir como um anjinho!

Melhora a mobilidade do músculos isquiotibiais e reduz a dor na lombar

Esta posição estende natural e suavemente os seus músculos isquiotibiais, que muitas vezes ficam encurtados quando passamos o dia sentados. Isso irá aliviar as dores no lombar. O estudo publicado na revista científica IJYT diz que ao executar Viparita Karani, você alonga lentamente a musculatura isquiotibial e alivia a pressão sobre a parte inferior das costas que se acumula ao longo do dia.

Reduz o Estresse e Estimula o Relaxamento

Como Viparita Karani reduz a dor e aumenta o fluxo sanguíneo, ele também deixará o corpo relaxado. Essa estimulação do sistema nervoso parassimpático permite que seu corpo elimine as diversas situações de “fuga ou luta” que temos durante o dia e que nos deixam estressados e irritados. A posição segundo os estudos acima citados, não só permitirá que você diminua a inflamação e reduza a dor e a tensão crônicas, mas também permitirá que você tenha um boa noite de sono.

5 exercícios superfáceis para alongar a sua coluna usando apenas uma faixa

Contra-indicações

O site Semente do Yoga explicou que a posição da ação invertida é uma inversão, e como tal deve ser evitado durante a menstruação. Outros, porém recomendam a pose, mesmo durante a menstruação. Verifique com o seu professor, antes de executar esta pose durante a menstruação. Como acontece com qualquer inversão Viparita Karani deve ser evitada se tiver problemas oculares graves, como o glaucoma. Com graves problemas nas costas ou no pescoço, só execute esta pose com a supervisão de um professor experiente. Se os seus pés começarem a doer durante a postura, dobre os joelhos, junte as suas solas e deslize as bordas externas dos pés para baixo na parede, trazendo os calcanhares perto da pélvis.

healthy-holistic Artigos: Ellen Serber ( 2000 ) / Janice K. Kiecolt-Glaser et al / José Luís Pimente et al