Estudo mostra o que um jejum de 72 horas pode fazer no seu sistema imunológico

É impressionante o que um jejum de 72 horas pode fazer no seu sistema imunológico

Muitos nutricionistas têm criticado as novas dietas de jejum. No entanto, um estudo publicado na revista científica Cell Metabolism, sugere que o jejum tem o incrível poder de estimulam a produção das nossas células de defesa. A descoberta pode ser especialmente benéfica para as pessoas que possuem imunodeficiência, como pacientes com câncer que fazem quimioterapia. Indivíduos idosos e pacientes aidéticos também poderiam se beneficiar.

À medida que as pessoas envelhecem, seu sistema imunológico enfraquece, o que torna mais difícil combater doenças comuns. De acordo com este estudo, o jejum ajuda as pessoas mais velhas a regenerar o sistema imunológico e colocá-lo em atividade.

O jejum de três dias, segundo o estudo, também poderia fazer um bem enorme aos pacientes com câncer que sofrem com os efeitos tóxicos da quimioterapia. Como sabemos, o tratamento quimioterápico pode salvar vidas, mas também causa fortes efeitos adversos e prejudica consideravelmente o sistema imunológico. Este estudo em questão mostrou que o jejum pode suavizar alguns dos efeitos prejudiciais da quimioterapia.

O que é Jejum Intermitente e para que serve?

De acordo com o Dr. Valter Longo, um dos autores e professor de Gerontologia e Ciências Biológicas da Universidade da Califórnia, o jejum “liga” uma espécie de interruptor regenerativo. Isso faz com que as células-tronco criem novos glóbulos brancos, o que, por sua vez, regenera todo o sistema imunológico. “Ele dá o ‘OK’ para células-tronco para continuar e começar a proliferar e reconstruir todo o sistema“, disse.

A boa notícia, segundo o professor, é que o corpo se livra das toxinas durante o jejum. Isso quer dizer ciclos de jejum podem gerar um sistema imunológico fortemente danificado pela quimioterapia ou pelo envelhecimento.

Durante o estágio inicial do estudo, alguns dos participantes foram convidados a jejuar durante 2-4 dias em uma rotina regular ao longo de 6 meses. Os pesquisadores então concluíram que o jejum ajudou a produzir um novo sistema imunológico e a reduzir a enzima PKA, um hormônio que aumenta o risco de crescimento tumoral e câncer.

Vamos com calma: nem todo mundo pode fazer jejum intermitente

Aliás, o estudo também mostrou que o jejum prolongado não só faz com que o corpo utilize estoques de gordura e glicose, mas também se livra dos glóbulos brancos intoxicados. Durante cada jejum, a deficiência de glóbulos brancos incentiva as mudanças que desencadeiam a regeneração baseada em células-tronco.

Embora os possíveis benefícios do jejum pareçam ser significativos para a saúde, médicos alertam para a necessidade de mais estudo sobre o tema antes que o procedimento seja encarado como uma opção definitiva.

besthealthyguide  / businessinsider  Artigo: Sebastian Brandhorst  et al