Sua saúde

Fezes brancas, esbranquiçadas ou claras demais. O que pode ser?

Fezes brancas, esbranquiçadas ou claras demais. O que pode ser?

Um cocô normal e saudável tem cor marrom, graças um pigmento escuro formado na digestão da bile, chamado estercobilina. Alterações na cor podem vir da ingestão de certos alimentos ou corantes, mas também podem ser um aviso de problemas de saúde. Olhar para o vaso sanitário e ver fezes brancas, esbranquiçadas ou claras demais, deixa qualquer um em alerta. Isso porque, fezes esbranquiçadas são sinal de que algo não vai bem.

A má notícia é que perceber fezes brancas é sinal de problema em quaisquer circunstâncias. Não há um alimento que você tenha ingerido que possa estar “descolorindo” suas fezes. Isso porque, todas as vezes que você come, a bile é jogada no bolo alimentar para ajudar na absorção dos nutrientes e “ensaboar” a gordura. Assim, fica bem claro que a falta de cor no cocô é sinal de que falta bile no bolo fecal, certo.

É isso: fezes brancas esbranquiçadas ou claras têm o nome médico de acolia fecal e ela só vai ocorrer quando algum problema está interrompendo o derramamento da bile. Assim, teremos problemas no fígado, na vesícula biliar ou nos ductos biliares. Qualquer problema hepático poderá levar seu sistema digestório a produzir fezes branquinhas. Selecionamos alguns problemas comuns.




♥  Fezes verdes, o que pode ser? Médica explica as causas das fezes esverdeadas

O que pode ser?

Hepatite alcoólica: Ocorre quando há uma inflamação do fígado devido ao consumo excessivo de álcool. Além das fezes brancas, causam o surgimento de sintoma como fortes dores abdominais, náuseas, vômitos e perda de apetite.

Cálculos biliares (pedra na vesícula biliar): são depósitos duros como cristais de rocha que se formam dentro da vesícula biliar. Além das fezes claras, podem ocorrer dores abdominais intensas após a refeição, febre, vomito, icterícia.



Gordura no fígado: também conhecida por esteatose hepática e é mais comum em obesos e diabéticos. Além das fezes esbranquiçadas, podem ocorrer, febre, vômito, perda de apetite, cansaço e dor de cabeça constante.

♥ “Minhas fezes estão pretas”. Médico explica o que pode causar fezes escuras

Hepatite viral: inflamação do fígado causada por vírus. Além das fezes esbranquiçadas, podem ocorrer ror de cabeça e mal-estar geral, dor e inchaço abdominal, cor amarelada na pele e na parte branca dos olhos, urina escura, com cor de coca-cola e outros.

  Problemas congênitos: problemas estruturais no sistema biliar presentes desde o nascimento. Neste caso a pessoa tem fezes claras desde bebê.



  Outros problemas: cistos, tumores, colangite, cirrose, obstrução das vias biliares.

medicoresponde
Topo