Sua saúde

“Doença do computador” tem se tornado a grande preocupação dos ortopedistas. Descubra se você tem

Descubra se você tem a “ doença do computador ”, a grande preocupação dos ortopedistas

Com a chegada da era dos computadores nas últimas décadas diversas doenças vem acometendo as pessoas. São problemas de visão, problemas de postura, mas o que realmente tem dado “dor de cabeça” aos médicos é sem dúvida a “ Doença do Computador ”.

Não é uma doença nova, lógico! Ela sempre existiu, mesmo quando se quer pensava-se em desenvolver os computadores. Trata-se da “Síndrome do Túnel do Carpo” ou STC, uma neuropatia periférica resultante da compressão do nervo mediano quando este passa por um no canal localizado no punho chamado de túnel do carpo.

Apesar desta doença, ao longo do tempo, ter sido diagnosticada depois de traumas (a exemplo de quedas e fraturas), inflamações (artrite reumatoide), distúrbios hormonais, ela sempre esteve relacionada aos movimentos repetitivos. Tais movimentos, como digitar (datilografar, antigamente), tocar instrumentos musicais ou trabalhar em linhas de montagem, desencadeava a  Lesão do Esforço Repetitivo  (LER), maior causadora da STC.




Agora, de umas décadas para cá, os consultórios ortopédicos têm atendido com muito mais frequência a pacientes com a Síndrome do Túnel do Carpo. A causa está amplamente relacionada ao uso do mouse e digitação, e por isso, ela vem sendo apelidada de “Doença do Computador”. Assim, pessoas que passam o dia em frente ao computador, manipulando o mouse, seja estudando, trabalhando ou jogando, passaram a se tornar um grupo de risco.

Novo teclado de computador pode revelar que você tem Parkinson!

Apesar de essa relação ainda não ter sido comprovada cientificamente, as pessoas com essa doença que usam o computador e mouse o dia todo, estão enchendo os consultórios ortopédicos. Usar o mouse – e digitar também – repetidamente, parece aumentar as chances de desenvolver ou agravar lesão do nervo mediano.



Como saber se você tem a “doença do computador”

Dormência ou formigamento do polegar e dos dois ou três dedos seguintes, de uma ou de ambas as mãos

Dormência ou formigamento da palma da mão



Dor que se estende até o cotovelo, pode piorar muito a noite

Dor no punho ou na mão, de um ou dos dois lados

Problemas com movimentos finos dos dedos (coordenação) em uma ou ambas as mãos

Movimento de pinça ruim ou dificuldade para carregar bolsas (uma queixa comum)

  Fraqueza em uma ou ambas as mãos.

minhavida

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Topo