Sua saúde

Pés rachados: 2 tratamentos caseiros naturais e baratos com base em estudos científicos

Como tratar pés rachados e ressecados: tratamentos com base em estudos científicos

O ressecamento dos pés se dá por uma infinidade de fatores que vão desde descuido a problemas graves de saúde, como hipotireoidismo e diabetes. Assim, há por aí, muitas pessoas com este problema e um tratamento com um podólogo é o ideal para controlar o ressecamento e os pés rachados. Mas, na verdade, nem todo mundo tem condições de bancar um bom profissional para tratar o problema. Então, como tratar os pés rachados ou ressecados?

Para deixar os pés livre de ressecamento e rachaduras é preciso hidrata-los diariamente. Isso serve, principalmente, para quem tem algum problema crônico que está deixando a pele do pé problemática. Daremos aqui, 3 dicas garantidas de hidratação dos pés com base científica. São receitas baratas, com produtos que você tem em casa. Elas servirão para prevenir e também tratar pés rachados e ressecamento extremo.

Pés rachados: dermatologista explica o que pode estar te causando esse problema




Mel e água morna

Você tem na dispensa um “santo” antibacteriano e hidratante e sabia. O mel é um ingrediente que oferece uma importante ação de limpeza, pois graças às suas enzimas naturais é ideal para limpar a pele de forma profunda e eliminar toxinas. Um estudo publicado na Veterinary Microbiology, testou diferentes tipos de mel contra ação de bactérias colonizadoras na pele. Os cientistas descobriram que a maioria das amostras de mel utilizadas inibiu o crescimento de Staphylococcus aureus e Staphylococcus epidermidis mesmo com uma diluição de 50% em água.

Além disso, o poder hidratante do mel é um aliado forte contra o ressecamento dos pés. Contém muitos dos minerais e das vitaminas indispensáveis para manter a pele hidratada durante o dia inteiro, conseguindo que a longo prazo ela seja mais flexível e conserve sua elasticidade natural.

Como usar:



  • Misture uma xícara de mel em um copo de água morna.
  • Mantenha os pés submergidos nesta mistura entre 15 e 20 minutos e faça uma massagem.


Parafina e óleo de coco

Muita gente não sabe, mas a parafina tem um efeito de impermeabilização fabuloso para a pele. Esse poder, favorece o ressecamento, pois evita que a pele perda a umidade para o tempo seco. Um estudo publicado no Archives of Disease in Childhood, testou a parafina na pele de bebes prematuros e relataram uma redução das altas perdas evaporativas de água e calor dos bebês. A perda total de água na pele caiu de 40 a 60% após a aplicação.

O óleo de coco tem poder hidratante indiscutível e isso pode ser lido em diversos artigos científicos. Um estudo publicado na Revista Científica PlubMed envolvendo pessoas com pele seca mostram que o óleo de coco pode melhorar o teor de umidade e gordura da pele proporcionando hidratação extrema e antibactericida. Tudo de incrível que o óleo de coco faz, pode ser lido no texto: A verdade científica sobre o óleo de coco. Resenha baseada em artigos científicos.

Como usar

  • Misture um pouco de parafina com óleo de coco. Esquente em banho-maria, mexendo tudo muito bem até se tornar homogêneo e deixe esfriar.
  • Quando estiver morno, coloque a mistura sobre os calcanhares, cobrindo os pés com meias e deixando agir durante toda a noite.
Artigos: Basualto C. et al / Rutter & Hull / Agero & Rowell

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Topo