Nutricionista ensina como você deve congelar legumes e verduras para não perder os nutrientes, a cor e o sabor

    Como congelar legumes e verduras para não perder os nutrientes, a cor e o sabor

    É normal que as pessoas ainda questionem o congelamento de alimentos. Muitos nutricionistas reconhecem uma perda nutricional de pelo menos 5%. No entanto, o congelamento é uma ótima opção para uma alimentação saudável quando, lógico, feito de maneira correta. Desta forma, nós garantimos alimentação natural, sem conservantes e produtos artificiais.

    Há muito que se precisa saber sobre essa prática. Congelar alimentos não se limita a cortá-los e leva-los ao freezer. O tipo de congelamento é específico para cada legume, pois alguns precisam ser congelados crus, enquanto outros precisam ser cozidos ou escaldados. As dicas a seguir são da nutricionista Tatiana Zanin, membro do Conselho Regional de Nutrição.

    Preparando os legumes para congelar

    Após adquirir legumes de boa qualidade e frescos, retire as cascas que não comestíveis e lave-os em água corrente. Corte os legumes da maneira que desejar, de acordo com suas necessidades. Por exemplo em cubos ou em rodelas.

    Compilação de mais de 300 estudos provam que frutas e legumes feios podem ser mais nutritivos

    Como congelar por mais tempo

    Para que o congelamento dure mais tempo, é necessário escaldar os legumes já picados. Depois é necessário dar um choque térmico. O choque térmico conservará a cor e os nutrientes mesmo com o congelamento.

    O procedimento é o seguinte:

    Colocar os legumes por cerca de 30 segundos a 2 minutos em água fervendo;

    Retirar os legumes da água e colocá-los em uma bacia com água e gelo;

    É importante secar os legumes em um pano limpo. Congela-los ainda com excesso de água irá deixá-los com uma textura mais mole após o descongelamento.

    É verdade que se cozinhar o feijão com um prego dentro da panela ajuda a curar anemia?

    Como embalar

    Neste processo é necessário que os legumes estejam bem secos. Outra dica importante é montar porções com as quantidades certas para cada prato, pois os legumes grudam um no outro durante o congelamento. Antes de fechar, o máximo de ar deve ser retirado do saco. A nutricionista explica que é importante saber que depois de congelados, os vegetais não ficam mais crocantes, assim, o preparo na hora de servir deve ser por cozimento ou assados.

    Como  descongelar

    Os legumes devem ser descongelados antes de serem utilizados, e a melhor forma para fazer o descongelamento é colocá-los na geladeira um dia antes do uso. Se quiser fazer um descongelamento mais rápido, coloque o saquinho de legumes em água fria.

    tuasaude