Sua saúde

Catarro verde: cuidado para não fazer o tratamento errado

Catarro verde: veja quais doenças têm esse sintoma e qual o tratamento aquedado

Quanto você tem uma doença respiratória ou é acometido por um resfriado, já deve ter percebido que ao assoar o nariz seu muco (ou catarro) pode ter diferentes cores. As cores podem variar de transparente até o preto, expelido por fumantes. Mas o catarro verde é uma das maiores preocupações das pessoas, principalmente em crianças. O catarro esverdeado pode indicar diferentes doenças que exigirão um diferente tratamento para cada caso.

Quando o catarro está verde é um sinal claro de que no sistema imunológico está trabalhando duro para exterminar algum microrganismo patológico. Assim a mudança de cor está associada ao trabalho das células do sistema imunológico, mais precisamente dos neutrófilos.

Normalmente, o catarro verde indica uma infecção bacteriana. Uma vez que, essas células são ativadas, principalmente, para combater bactérias. Os neutrófilos produzem uma enzima de cor esverdeada. Estas enzimas contêm ferro, que confere uma tonalidade esverdeada. Quando estão em grande quantidade a cor do catarro acaba ficando verde.




Assim, de forma geral, quando o catarro está verde, há uma possível infecção por bactéria, como amigdalite e pneumonia. Há, no entanto, diversos outros motivos para que o muco fique esverdeado. Por isso, é preciso buscar ajuda médica quando este sintoma surge. Nem sempre o catarro verde necessita de um tratamento com antibióticos. Aliás, durante uma infecção viral, o revestimento das células respiratórias está danificado, o que provoca o excesso de produção de muco. O sistema imunológico também age enviando os glóbulos brancos, para limpar os restos celulares. Esse trabalho resulta também na produção da enzima esverdeada que colore o catarro de verde.

  Aprenda a decifrar seu catarro! A cor da meleca pode mostrar problemas de saúde.

Aspergilose

Um estudo publicado na Acta Oto-Laryngologica relatou um estudo de caso em que o processo alérgico desencadeado pelo fungo Aspergillus fumigatus também desencadeia produção de catarro verde. Este fungo, segundo o estudo, pode ser adquirido quando entramos em contato com pombos e algumas aves como papagaios e periquitos.



Sinusite

Existe uma crença de que o muco verde é sinal de sinusite. No entanto, mito que o muco verde equivale a sinusite foi desfeito por um estudo de 1984, que mostrou que os antibióticos não melhoraram os sintomas de uma doença marcada por secreção nasal esverdeada. Em um caso de rinossinusite aguda, os revestimentos das vias nasais e dos seios da face são infectados com o vírus, produzindo o muco excessivo. Por ser estritamente viral, os antibióticos aqui também não têm qualquer benefício, independentemente da cor do muco.



Tratamento

Mais uma vez, o tratamento dependerá exclusivamente do agente causador. Isso quer dizer que se for uma infecção viral antibióticos não resolverão o problema. O médico precisa avaliar clinicamente o paciente, fazer exames de muco para diagnosticar uma doença viral, bacteriana ou fúngica.

rotasaude / undergroundhealthreporter  Artigo: Andersen & Aksel

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Topo