Cachorros conseguem ver televisão como nós? Eles podem ver as cores da TV?

Cachorros conseguem ver televisão como nós? Eles podem ver as cores da TV?

É muito comum pegar o cachorro na frente da TV, concentrado na programação. Na internet então, é possível se divertir com inúmeros vídeos sobre cachorros interagindo com a televisão. Mas, será que os cachorros estão realmente vendo o que nós podemos ver como movimentos e cores? Isso vai depender da televisão que você tem na sua casa.

Hoje em dia, eu diria que sim, eles podem ver TV. Mas, antigamente, quando tínhamos as televisões de tubo em casa, os cães não podiam ver os movimentos como nós. Mas nos dias de hoje com as TVs de LED, Plasma e LCD isso é possível sim.

Frequência de pulsação diferente

O que acontece é que quando nós humanos assistimos TVs ou vamos ao cinema, temos a impressão de que estamos vendo uma imagem contínua em movimento. Isso acontece porque nossos olhos não enxergam os frames (quadros) individuais. É determinada pela taxa de frequência de pulsação. Para os humanos, essa frequência gira em torno de 50 a 60 hertz, o que significa que nós conseguimos enxergar a imagem facilmente.  Só que, os cães têm uma frequência de pulsação em torno de 70 a 80 hertz.

Cachorros idosos também podem ter Alzheimer. Veja como reconhecer o problema e o que fazer para prevenir

As antigas TVs de tubo, tinham a frequência ajustada para a percepção humana de 60 quadros por segundo. Assim, quando um cão assiste as antigas TVs de tubo, é como se tivesse vendo slides trocados muito rapidamente.

Contudo, hoje, os aparelhos de TV modernos (Plasma, LED e LCD) trabalham com uma frequência de pulsação de 100 quadros por segundo ou mais, ou seja, as televisões modernas permitem que os cães enxerguem as imagens em movimento como nós. Os cachorros enxergam o mundo de maneira mais rápida: a taxa de frequência de pulsação deles gira em torno de 70 a 80 hertz. Isso significa que, quando os cães assistem uma televisão de tubo que funciona numa frequência de 60 hertz, eles enxergam fotos piscando, ao invés de uma imagem contínua.

8 milhões de múmias de cachorros foram encontradas templo de Anúbis, no Egito

Eles enxergam as cores?

De acordo com o veterinário Ademir Zacarias, professor da UENP, muitas pessoas acreditam que os cães enxergam apenas em preto e branco. Mas, diversos estudos já comprovaram que esses animais possuem e utilizam a visão em cores, no entanto, o fazem de maneira diferente dos humanos.

Eles não conseguem distinguir as cores que ficam entre o vermelho e o verde, mas podem ver vários tons de azul e podem diferenciar tons de cinza melhor do que os humanos. O veterinário contou que os cães possuem receptores específicos para a visão colorida, porém este número é muito pequeno comparado aos humanos, chegando a aproximadamente 10% da capacidade dos humanos em enxergar as cores.

idmedpet / portaldodog