Veja 4 tipos de sutiãs que você precisa parar de usar agora mesmo!

Você usa seu sutiã corretamente? Veja quatro tipos que podem causar doenças

Muitas mulheres usam o sutiã por vaidade, outras realmente não conseguem ficar sem o acessório. Tirando de lado o apelo sensual do sutiã, o seu uso é controverso junto a comunidade científica. Alguns especialistas acreditam que usá-lo é indispensável para a saúde da mulher. Enquanto isso, outros acham que o acessório pode ser um perigo. Mas o fato é que usá-lo corretamente é uma coisa que poucas mulheres se preocupam. O problema é que sutiãs errados podem causar doenças.

Apesar de um estudo publicado no periódico Cancer Epidemiol Biomarkers , não ter comprovado que usar sutiãs aumentam ou não os riscos de câncer de mama, ainda há quem desconfie. O fato é que, há sim peças que podem fazer mal, não necessariamente fazendo surgir tumores, mas que de alguma forma prejudica a mulher. Muitas mulheres usam o acessório do tamanho errado. O uso inadequado do item, no entanto, causa danos à saúde e ao bem-estar da mulher. Veja abaixo 4 erros no uso de sutiã que podem causar doenças.

Sutiã apertado demais

Algumas mulheres costumam optar por usar um sutiã mais apertadinho como um truque estético. Quando a peça aperta, a mama sobressai e o peito parece maior e mais firmes. No entanto, usos incorretos podem causar doenças de postura. A quiropraxista Elisa Dallegrave, explicou que sutiã apertado pode provocar problemas de postura, uma vez que o acessório comprime a coluna e faz com que a pessoa, sem perceber, curve-se para frente, numa tentativa de aliviar a dor. Segundo Dr. Wilson Rondó, responsável pela coluna “Viver a Vida” da revista Contigo,  sutiãs  apertados podem diminuir em até 60% a produção de melatonina, hormônio anticancerígeno.

Sutiã folgado demais

O objetivo deste acessório não é estético como muitas mulheres pensam. Essa peça funciona como uma sustentação, além de evitar que o mamilo sofra atrito contra a roupa. Usar um sutiã corretamente é indispensável. A peça folgada demais ou com uma numeração maior do que o necessário pode favorecer a flacidez da pele dos seios fazendo com que fiquem caídos com o tempo.

Sutiãs com aros metálicos

Segundo dr. George Goodheart, conhecido como o pai da cinesiologia aplicada, o metal talvez seja um problema ao longo do tempo. Ele tem o poder de funcionar como ponto de energia em seu corpo e agir como uma antena, atraindo ondas magnéticas. Essa estimulação prejudica a função de pontos importantes de reflexo neurolinfático localizados abaixo dos seios.

Você usa seus sutiãs mais de duas vezes sem lavar? Você pode estar criando uma cultura de bactérias e fungos

Não respeitar o tempo de vida

Onde você imaginou que seus sutiãs velhos podem casuar doença? A gente é assim mesmo: quando gostamos de uma peça de roupa, usamos até “desintegrar”. Mas esse hábito deve ser seriamente evitado quando se diz respeito ao sutiã. Uma peça velha tem alterações no bojo que podem machucar a mama. Além disso, as alças ficam mais flácidas e desgastadas machucando a pele. Sem contar que, a peça perde totalmente sua função sustentadora. Se você quer usar seus sutiãs corretamente, comece dispensando as peças velhas.

mulheresdez  Artigo: Chen L et al