Essas são as raças de cachorros que os veterinários não recomendam que você tenha

Antes de mais nada, queremos deixar claro nosso total apoio para as campanhas e cuidadores de cães e gatos carentes. Adotar é um ato de amor! No entanto, sabemos que muitas pessoas preferem adquirir cães de raça. Obviamente não estamos aqui para condena-los.

Agora, a Associação Britânica de Veterinários (ABV) publicou um alerta para que as pessoas evitem adquirir, filhotes de cães braquicefálicos. Foi revelado que houve um aumento considerável de procura por esses cães nos últimos 3 anos. A ideia é que a procura baixe e que os canis  parem de vez de reproduzir esses cães desordenadamente.

O que é um cão braquicefálico?

As raças de cachorros braquicefálicos são caracterizadas por apresentarem o focinho curto, crânio compacto. Tais características são bem definidas foram reproduzidas em busca do aprimoramento estético  como tamanho do focinho, das orelhas, dos olhos, etc. Tais alterações do crânio, purificadas nos último 100 anos, levou à compressão do sistema respiratório.

5 coisas “bonitinhas” que seu cachorro faz, mas que podem significar um pedido de ajuda!

De acordo com o site VetQualit, os cachorros com essa característica apresentam a síndrome respiratória braquicefálica. Eles possuem estenose das narinas (narinas muito estreitas) e o palato mole. Muitos exemplares, especialmente os bulldogs, sofrem a vida inteira com estreitamento da traqueia (hipoplasia traqueal). Por causa desses problemas, diversas companhias aéreas proibiram esses cães de viajarem com seus donos.

De acordo com a ABV, a busca por cães braquicefálicos se tornou moda, depois que celebridades passaram a postar fotos com seus cães nas redes sociais. Estatísticas do Voice of the Veterinary Profession, mostraram que as pessoas são influenciadas pelas mídias sociais (49%) ou por seus ídolos famosos (43%). Contudo, segundo os veterinários, a maioria das pessoas desconhece que esses cães crescerão com diversos problemas de saúde e muitos, nem chegarão a velhice. 56% desses cães necessitarão, ao longo da vida, de uma cirurgia urgente para restauração de uma estrutura do sistema respiratório.

Se todos os cães são da mesma espécie, por que são tão diferentes uns dos outros?

Quais cães são braquicefálicos?

As raças de cachorros consideradas braquicefálicas são: Pug, Buldogue Inglês, Buldogue Francês, Boston Terrier, Pequinês, Boxer, Dogue de Bordeaux, Cavalier King Charles Spaniel, ShihTzu, Affenpinscher, Cocker Spaniel Americano, Boston Terrier, Boxer, Brussels Griffon, Bullmastife, Cane Corso, Chihuahua, Chow Chow, Dogo Argentino, Toy Spaniel Inglês, Japanese Chin, Lhasa Apso, Mastife Napolitano, Terra Nova, Presa Canario, Shar Pei, Tibetan Spaniel e Valley Bulldog.

Desses, os considerados com maior perigo de urgências por problemas respiratórios são: Buldogue Francês, Pug, Boston Terrier, Pequinês, Boxer, Buldogue Inglês, Shih Tzu, Dogue de Bordeaux

bva / vetquality