Curiosidades

Você nunca imaginaria o que é essa membrana rosa no canto dos nossos olhos

O que é essa membrana rosa no canto dos nossos olhos

Imaginamos que você jamais parou para pensar no que é essa membrana rosada no canto dos nossos olhos. De fato, essa estrutura passa desapercebida e parece não ter nenhuma função significativa para nós. Aliás se você procurar imagens da anatomia externo do olho humano, dificilmente essa estrutura será apontada no esquema.

O nome disso é “prega semilunar” ou “plica semilunaris”, uma pequena dobra da conjuntiva no canto interno do olho. Sua função é importante para nossos olhos. Essa estrutura serve para manter a drenagem da lágrima, regulando a umidade nos olhos. É uma importante estrutura que auxilia no movimento do globo ocular, lhe dando maior rotação.

Mas o mais interessante não é para que serve a prega semilunar e sim, o que é essa estrutura. Certamente, os amantes de evolução já a conhecem bem. Essa coisinha rosa é um vestígio remanescente da membrana nictitante (a “terceira pálpebra”). Nos pássaros , répteis e peixes a membrana nictitante  está presente e funciona como proteção para córnea. É retrátil e pode-se estender no sentido horizontal e cobrir a córnea, não bloqueando inteiramente a visão. Em alguns animais ela é translúcida, e uma vez fechada, não atrapalha a visão.




Jovens estão ampliando os efeitos de drogas, colocando-as nos olhos usando pedaços de papel

Nos mamíferos, essa membrana se tornou vestigial e agora é chamada de plica semilunaris. Atualmente, apenas uma espécie de primata conhecida como Calabar (Arctocebus calabarensis), ainda possui este órgão funcionando como uma membrana nictitante.

Entenda como funciona a genética da cor dos olhos

Um estudo publicado no periódico Annals of Anatomy em 2004, examinou a prega semilunar em diversos estágios de vida do ser humano e constatou que nos estágios iniciais de desenvolvimento embrionário, esta estrutura cobre uma grande parte da órbita ocular. De maneira que vai se desenvolvendo, a prega vai se afastando e se instala no canto do olho. Também, neste mesmo estudo, foi observado uma grande quantidade de células imunológicas nesta estrutura. Assim, os pesquisadores acreditam que a prega semilunar tem função imunológica nos nossos olhos.



 

Membrana_nictitante Artigo: Arends & Schramm

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Topo