Sua saúde

Manchas brancas na pele: dermatologista explica o que pode ser e o que fazer para se livrar delas

Manchas brancas na pele, o que pode ser

Manchas brancas na pele: dermatologista explica o que pode ser e o que fazer para se livrar delas
5 (100%) 4 votes

Diversos problemas podem resultar em manchas de pele. A dermatologista Dra. Aleksandra Viana, Colunista do site Tua Saúde, explicou que o surgimento de manchas brancas na pele é sinal de alerta. Segundo a médica, é preciso observar o tamanho da mancha, onde está localizada e quando apareceu. Além disso, é indispensável observar outros sintomas como coceira, pele seca ou descamação da pele. Mas o que pode ser?

Seja qual for a causa, manchas brancas na pele não são normais e precisam de cuidado, salvo poucas exceções.  É indispensável marcar uma consulta com um dermatologista para indicação do tratamento adequado. Ele enumerou as 4 causas mais comuns para este problema.




Pode ser micose

A doença pano-branco ou micose de praia, é conhecida no meio científico pelo nome pitiríase versicolor. Trata-se de uma micose superficial, causada pelo fungo Malassezia furfur, que geralmente não apresentam sintomas como coceira, mas surgem as manchas brancas. É uma doença contagiosa.

O que fazer: Usar pomada antifúngica que pode ser Isoconazol, Cetoconazol ou Miconazol. Shampoo, sabonetes e géis também podem ser indicados para complementar o tratamento.

Você costuma notar manchas brancas na língua? Este pode ser um sintoma de doenças graves!



Pode ser causadas pelo sol

Quando pegamos muito sol, seja na praia ou piscina, após alguns dias a pele descama. Em algumas pessoas, essa descamação dá origem a pequenas manchas brancas na pele, que aparecem especialmente nos braços, peito e costas.

O que fazer: A melhor coisa é hidratar a pele diariamente. Além disso, passar filtro solar sempre antes de se expor ao sol porque essa pele é mais fina e mais sensível, tendo maior risco de queimadura. Com o tempo, as manchas desaparecerão sem medicação.

8 coisas que você usa todos os dias e estão causando manchas (melasma) na sua pele



Pode ser dermatite atópica

Dermatite atópica é caracterizada pelo surgimento de pele muito seca, descamação e bastante coceira. Ainda, surgem as temidas manchas brancas nos locais afetados.

O que fazer: remédios corticoides, como Fenirax, são indicados duas vezes ao dia. Porém recomendamos que o dermatologista veja a lesão e identifique corretamente. Ao mesmo tempo, o paciente deve manter a pele hidratada.

Podem ser sardas brancas

Especialmente depois dos 40 anos de idade, as pessoas podem desenvolver manchas brancas nas mãos e nos braços. Ocorre principalmente em pessoas de pele clara que ficaram muito tempo se expondo ao sol sem usar protetor solar.

O que fazer: Usar sempre protetor solar quando for ficar mais de 15 minutos exposto diretamente ao sol. Proteger as mãos dos raios solares é extremamente útil para evitar que se agravem as lesões na pele.

Além dessas manchas brancas pode ser, mais raramente, doenças como vitiligo, Hipomelanose, esclerose tuberosa e vermes.

tuasaude

Topo