Alimentação

Está preparado? É isso que acontece no seu corpo quando você come ‘fast food’, de acordo com a Ciência

É isso que acontece no seu corpo quando você come fast food, de acordo com a Ciência

Comer fast food é como oferecer ao seu corpo uma infecção bacteriana”. Essa frase vem das novas pesquisas sobre como a dieta rica em gordura e açúcar afeta nosso sistema imunológico.

Os cientistas estudaram os alimentos conhecidos com fast food, absolutamente ricos em gordura e alta caloria. Utilizaram, para isso, ratos cobaias que ao entrarem na dieta gordurosa e calórica. O resultado, como esperado induziu inflamação sistêmica nos animais. A doença persistiu mesmo depois que os ratos voltaram suas dietas normais.

No estudo, que foi publicado na revista científica Cell utilizou alimentos que continham muita gordura e açúcar e quase nada de fibra. Quando um rato estava comendo, a resposta inflamatória do sistema imunológico era semelhante ao de uma infecção bacteriana. A pesquisadora Anette Christ explicou que a dieta do fast food, levou a um aumento inesperado de células imunes no sangue.




Embora a inflamação tenha se dissipado uma vez que a dieta não saudável foi substituída por uma melhor, as mudanças genéticas ligadas a uma resposta imune agressiva trazida pela dieta fast food, permaneceu. Isso aconteceu porque nosso corpo usa uma espécie de “memória” de suas experiências passadas para se proteger melhor no futuro. Quando um patógeno perigoso vem, ele desbloqueia as memórias do sistema imunológico para que as defesas do corpo possam acompanhar uma resposta mais rápida e efetiva.

Segundo os cientistas, estimular o sistema imunológico não é bom. As consequências para a saúde a longo prazo, pode ir de diabetes até  problemas cardíacos.

Os fundamentos de uma dieta saudável precisam se tornar uma parte muito mais ressaltada da educação das pessoas“, disse o pesquisador Eicke Latz, também autor do estudo.



medicaldaily  Artigo: Anette Christ et al

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Topo