Médico aponta 5 problemas nos homens que podem causar dor ao urinar

Dor ao urinar: doenças nos homens que causam dor durante o xixi

Os médicos chamam de Disúria,  quando sentimos dor ao urinar. Normalmente, essa dor está relacionada a doenças como infecção ou inflamação de alguma estrutura do sistema urinário. Esse incômodo para fazer xixi, nos homens,  pode ser uma ardência, sensação de peso, queimação ou pontadas.

Nas mulheres, a cistite é a causa mais comum da dor ao urinar. No entanto, nos homens a cistite não é uma situação comum. Segundo o nefrologista Pedro Pinheiro, editor-chefe do site MD Saúde, nos homens, a inflamação da uretra é a causa mais frequente de dor na hora de urinar.

O médico diz que é indispensável para o homem conhecer as principais causas de disúria. “É importante para não cair na armadilha de achar que toda dor ao urinar é causada por uma infecção urinária”, diz o médico. Assim, relacionamos aqui cinco situações mais comuns que podem provocar dor na hora da micção.

Prostatite

Quando o homem sente dor ao urinar, é possível que a próstata esteja inflamada. A prostatite pode ser causada por bactérias, como Escherichia coli ou Proteus irabilis. Além da dor e ardor ao urinar, o homem também pode sentir dor ao ejacular e dor intensa à palpação do escroto. A dificuldade de urinar é também bastante relatada. Em casos de infecção mais grave pode haver também sangue no esperma.

♥ Espermograma: quando um homem precisa fazer esse exame? 

Cálculo urinário

O cálculo urinário causa uma intensa dor quando passa pela uretra.  Nos homens, em mais de 50% dos casos, as pedras são formadas por oxalato de cálcio. Dependendo do tamanho desse cálculo, é possível que ele fique preso na uretra provocando sangramento. Assim, se sente dor ao urinar, fique atento se não há também sangue na urina. Além disso, considere outros sintomas a dificuldade de urinar e jato de urina fraco.

Uretrite

A inflamação da uretra, conhecida como uretrite é outra importante causa das dores ao urinar. A uretra é o canal que passa por dentro do genital e flui a urina da bexiga para fora. Essa doença chama a atenção por ser a causa mais comum de dor ao urinar em homens sexualmente ativos. Isso porque, as fundamentais causas de uretrite são a gonorreia e a clamídia.

♥ 5 sinais de câncer de próstata que o homem ignora, mas podem salvar suas vidas

Infecção urinária (cistite)

Apesar de essa ser uma causa de dor durante a micção nos homens, a infecção urinária é pouco comum nos homens. Deste modo, em homens jovens e saudáveis a cistite não deve ser a primeira nem a segunda hipótese a ser considerada pelo médico. Ela só costuma ocorrer em homens que têm alguma anomalia do sistema urinário, como estenose da uretra.

Epidimite

A inflamação do epidídimo é também outra causa de dor durante a micção nos homens. O epidídimo é uma estrutura que fica localizada acima dos testículos e tem como função armazenar os espermatozoides produzidos. Geralmente, essa inflamação ocorre por manifestação da bactéria Chlamydia trachomatis. Além de dor ao urinar, pode surgir inchaço e dor na bolsa escrotal.

mdsaudedrauziovarella / tuasaude