Estudo revela: andar de bicicleta pode prejudicar a qualidade do sêmen e causar problemas de ereção

Dificuldade de ereção: Andar de bicicleta causa esperma fraco e problemas de ereção

É inegável que andar de bicicleta é uma das atividades físicas mais recomendadas. Ela queima calorias, tonifica a musculatura, favorece a oxigenação do cérebro e órgãos do corpo. No entanto, um estudo publicado na revista científica Fertility and Sterility, tem uma notícia não muito boa para os homens que praticam ciclismo em relação dificuldade de ereção. Os autores revelaram que andar de bicicleta causa problemas de ereção e torna o esperma enfraquecido.

O estudo, contou com um total de 2.261 homens que contribuíram com 4.565 amostras de sêmen fresco. Eles preencheram, também, um histórico de atividade física. Os pesquisadores mediram o volume de sêmen e a concentração dos espermatozoides. Além disso, a motilidade espermática, a morfologia espermática e a contagem de espermatozoides, também foram feitas.

A conclusão foi que 5 horas ou mais por semana pode prejudicar consideravelmente a qualidade espermática. A prática, segundo o estudo, interfere na concentração e na motilidade dos espermatozoides.

♥ Novo estudo comprovou que Ibuprofeno (Motrin, Advil, Nurofen etc) realmente “envelhece” testículos e causa infertilidade em jovens

Turibio Barros, Coordenador do curso de Medicina Esportiva da Unifesp, escreveu em sua coluna do Globo Esporte que a prática intensa do ciclismo tem trazido preocupação. O problema seria o efeito da compressão da região do períneo (região entre o ânus e o pênis) em decorrência da sustentação do peso corporal sobre o selim da bicicleta. Isso causaria perda de sensibilidade da região escrotal, além de problemas relacionados ao fluxo de sangue do genital, causando problemas de ereção e mesmo na fertilidade.

♥ Fertilidade masculina está em declínio. Veja o que pode interferir na capacidade de um homem de ter filhos

E tem mais: O médico adverte que a prática de ciclismo, bicicross e spinning podem alterar ainda o resultado do exame de próstata. “O choque com o selim aumenta os níveis de PSA – substância que se eleva em casos de câncer de próstata. Por isso, não é recomendado que o homem pratique esta atividade física na véspera do exame”, explicou.

globoesporte / saude.ig  Artigo: Lauren Wise et al