Mulher

Corrimento amarelo na calcinha: entenda quando é normal e quando é doença

Corrimento amarelo: entenda quando é normal e quando é doença

O corrimento amarelo, geralmente, é sinal de alerta.  Isso porque, a secreção vaginal fisiológica é normal, quando é clara ou transparente. No entanto, há vezes que ela pode ficar um pouco amarelada e isso causa uma grande dúvida nas mulheres. Estou ou não com um problema? É doença ou não?

A mulher precisa estar sempre de olho em manchas de corrimento na calcinha. É claro que ela saberá identificar um corrimento fisiológico de um corrimento anormal. Não somente a cor, mas o cheiro deve ser sempre levado em conta, principalmente se o corrimento estiver leitoso e amarelado.




Quando é normal

Quando o corrimento amarelo e claro pode ser considerado normal. A quantidade deve ser pouca e a mulher não deve sentir qualquer irritação, coceira, nem mesmo dor ao urinar ou ter relações com o parceiro. Mas, o mais importante é o cheiro. Se o corrimento amarelado tem cheiro forte – fedido mesmo – tem que correr para o médico.

Contudo, o corrimento amarelo que vem antes da menstruação, é também, considerado normal. Isso, se ele vier fino e não apresentar qualquer outro sintoma irritativo. Trata-se apenas de uma mudança da coloração do muco cervical natural de toda mulher e isso pode acontecer devido à ação dos hormônios femininos.

 Transparente, branco, rosado, amarelado, esverdeado, marrom: Veja o que quer dizer cada cor de secreção vaginal



Quando não é normal

A secreção amarelada pode ser, no entanto, sintoma de alguma doença venérea ou de outro tipo de infecção. Se vier com cheiro fétido não é normal e, geralmente, se trata de tricomoníase, uma doença sexualmente transmissível causada por um parasita (Tichomonas vaginalis). Essa doença pode vir acompanhada de dor durante o contato íntimo e ardor ao urinar, além, é claro, do corrimento amarelo ou amarelo esverdeado. Em outros casos, mais raros, porém graves, clamídia e gonorreia também apresentam o mesmo sintoma.

No mais, o tratamento para corrimento amarelo deve ser feito apenas sob recomendação médica. Esqueça a automedicação. A velha história de que sua amiga teve corrimento e usou a pomada X e o comprimido Y e você também pode usar. Cada organismo funciona de um jeito, e cada infecção acomete cada pessoa de maneiras diferentes. Sentiu ardor, coceira, e viu que tem corrimento na calcinha? Procure seu ginecologista!



3 coisas inusitadas que podem te causar secreção vaginal e você nem imagina

Homens também podem ter corrimento amarelo

O corrimento amarelado no homem também pode ser tricomoníase, gonorreia ou clamídia e apesar de, geralmente, não vir acompanhado de outros sintomas, o homem também pode sentir dor ao urinar e dor e inchaço nos testículos. Um urologista deve ser acionado o quanto antes.

terra /  tuasaude  / corrimentovaginal
Topo