Sua saúde

Cientistas modificam geneticamente células tronco e conseguem destruir células infectadas pelo HIV

Células tronco modificadas podem destruir células infectadas pelo vírus da Aids (HIV)

Cientistas modificam geneticamente células tronco e conseguem destruir células infectadas pelo HIV
5 (100%) 4 votes

O mesmo tipo de manipulação genética produtoraa da primeira terapia genética aprovada pela FDA  para o câncer, mostrou que é possível suprimir e até erradicar a infecção por HIV em animais de laboratório. Embora o estudo tenha sido pequeno, os resultados sugerem que pode haver uma nova solução para combater a infecção pelo HIV.

A demonstração aqui de que as células-tronco podem ser projetadas para responder às células infectadas pelo vírus da AIDS em animais de laboratório é um primeiro passo impressionante para estimular o sistema imunológico para reconhecer o HIV“, disse o Dr. Bruce Walker, diretor do Ragon Institute of MGH , MIT e Harvard, que na década de 1990 fez pesquisas pioneiras sobre a engenharia genética de células imunes para combater o vírus da Aids, o HIV. “O efeito neste momento é modesto, mas claramente nos dá algo para construir“, disse.

Na engenharia de células tronco para combater o câncer, os cientistas colocam genes que produzem moléculas na superfície da membrana plasmática. Elas são capazes de reconhecer e atacar antígenos em células tumorais.




Pai injeta sangue com HIV no filho para não pagar pensão. Mas o menino não morreu e já convive há 25 anos com a Aids

Para criar células tronco capazes de combater o HIV, os cientistas usaram células da medula óssea. Essas, conhecidas como células tronco, são capazes de se transformarem em qualquer tipo de célula. A engenharia genética deu as “células-tronco hematopoiéticas” e todos os seus descendentes um receptor na membrana plasmática específico para o vírus. Uma parte desse receptor se liga ao vírus. Enquanto isso, uma molécula de superfície adicional (chamada C46) interfere com a capacidade do vírus para entrar em uma célula tronco. Isso permitiu que essas células detectassem o vírus sem que eles fossem infectados. Ele também permite encontrar e destruir células infectadas pelo HIV, que possuem algumas das mesmas moléculas de superfície.

Como, quando e por que o vírus da Aids se espalhou pelo mundo?

As células tronco manipuladas destruíram células infectadas pelo HIV em ratos de laboratório e macacos. “Isso abre um novo campo de estudo no combate ao vírus do HIV”, disse o imunologista Scott Kitchen da David Geffen School of Medicine na UCLA, que liderou o estudo publicado no jornal PLOS Pathogens. “Pensamos que a abordagem das células-tronco tem maior potencial para reprimir o HIV  e até mesmo erradicar o vírus“.



Artigo  Rachel S. Leibman et al

 


Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.