Do que o brasileiro mais morre? Essas são as 10 principais causas de morte no Brasil

Essas são as 10 principais causas de morte dos brasileiros

Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde revelou que em 2014 ocorreram, no Brasil, 1,2 milhão de mortes. Os dados foram retirados do Sistema de Informação sobre Mortalidade, revelados através de certidões de óbito de todas as cidades do país. Tais dados deste ano foram repassados para o governo federal. Do que morrem os brasileiros?

Com uma noção mais clara quanto às causas de morte no Brasil, é mais fácil desenvolver soluções viáveis, seja por parte das autoridades e governantes, seja por parte da própria população. De acordo com os dados citados acima, estas são as 10 principais causas de morte no Brasil.

1 – Doenças cardiovasculares

As principais causas de morte no Brasil, no ano de 2014, foram as doenças do coração e do aparelho circulatório. Ultrapassando mesmo os casos de homicídios e acidentes, problemas do coração tiraram a vida de 340 mil pessoas.

2- Câncer

Em segundo lugar temos os diversos tipos de câncer. O câncer atingiu cerca de 250 mil pessoas desde 2014, sendo os tumores no pulmão, traqueias, e brônquios os principais afetados. Nos homens, o câncer de próstata é ainda mais alarmante, enquanto as mulheres ainda possuem um índice expressivo de casos de câncer de mama.

3- Agressões e acidentes de transito

Em terceiro temos como principais causas, as agressões e acidentes de trânsito. Segundo dados do IBGE, foram mais de 156 mil casos desde 2014. A esta categoria inclui também quedas, envenenamentos e afogamentos. A maior causa é sem dúvida as agressões com 59 mil mortes.

Estudo médico afirma que a pessoa mantém a consciência na hora da morte e ela sabe que está morrendo

4- Pneumonia e doenças respiratórias

A quarta doença mais fatal no nosso país é a pneumonia. A doença, que decorre de uma inflamação nos sacos de ar em um ou nos dois pulmões, matou 70 mil pessoas desde 2014. Ao todo, morreram 139 mil pessoas com doenças relacionadas ao parelho respiratório, incluindo a pneumonia.

5- Diabetes e outras doenças endócrinas

No quinto lugar ficam a diabetes e outras doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas. Ao todo 73 mil pessoas morrem dessas doenças, sendo que 57 mil foram em decorrência da diabetes. A desnutrição matou 6 mil brasileiros.

6- Doenças no fígado e aparelho digestivo

A sexta causa maior de mortes no Brasil foi responsável por 62 mil mortes.  Deste total, 26 mil  se deram em decorrência de doenças do fígado. O consumo de álcool é o principal causador dessas doenças e mortes. Outras causas como maus cuidados com a alimentação, consumo exagerado de frituras e alimentos que forçam o fígado ao limite, são igualmente responsáveis.

7- Infecções generalizadas

Infecções generalizadas e outras doenças infecciosas e parasitárias tiraram as vidas de 52 mil pessoas no ano de 2014. A septicemia resultou em 16 mil óbitos e doenças virais vitimaram 16,5 mil pessoas. A AIDS matou 12 mil pessoas.

8- Insuficiência renal

A oitava doença que mais mata no Brasil são aquelas em decorrência de problemas no aparelho geniturinário. Ao todo foram 32 mil mortes relacionadas a essas doenças. A insuficiência renal matou 13 mil pessoas no nosso país.

4 doenças reais que, no passado, foram atribuídas a feitiçaria e ao trabalho do demônio

9- Mal de Alzheimer

As doenças do sistema nervoso, incluindo o Alzheimer mataram 32 mil pessoas no Brasil. De acordo com os dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade, dessas, 15 mil vieram a óbito em decorrência do Alzheimer.

10- Gravidez e primeiros dias de vida

Em décimo lugar temos as mortes durante a gravidez e de crianças recém-nascidas. São afecções originadas no período perinatal (entre 22 semanas completas de gestação e os sete primeiros meses de vida), levaram a óbito 22 mil brasileiros.

bol.uol