Alimentação

Batatas com brotos ou com a casca verde são toxicas e podem envenenar você

Comer batata com brotos ou com casca verde pode envenenar você

Batatas com brotos ou com a casca verde são toxicas e podem envenenar você
4.4 (88.57%) 14 votes

Fritas ou cozidas, dificilmente você encontrará alguém que não seja apaixonado por batatas. A batata é hoje o terceiro alimento mais consumido do mundo. Por ano, são produzidas cerca de 340 toneladas deste tubérculo para suprir a demanda de consumidores. Você já pensou que batata com brotos ou casca verde pode envenenar?

A verdade, é que muitos de nós fazem estoques exagerados de batatas e muitas delas acabam desenvolvendo brotos, mesmo estando na geladeira. A maioria das pessoas não joga essas batatas fora, e prepara normalmente em variadas receitas. Mas, é preciso ficar atento, pois há um problema aí.

Caroline Wright, professora de horticultura da Nottingham Trent University, na Inglaterra, revelou que consumir este tubérculo com brotos pode ser um problema. Segundo a especialista, ao observar de perto uma batata, podemos notar pequenos pontos na casca. Esses pontos, são os nós do caule, que ao brotar, darão origem às folhas e ramos. Quando deixamos as batatas armazenadas por muito tempo, alguns destes pequenos nós formarão brotos.




Os brotos surgem quando a temperatura e luminosidade são ideais. O que acontece é que a exposição à luz provoca, ao mesmo tempo, reações fisiológicas dentro da batata. Há produção de clorofila o que dará um aspecto verde na casca. Mas o grande problema é que junto com a clorofila, há forte produção de solanina, um alcaloide tóxico.

Acredita-se que as plantas que produzem solamina, esperam com isso desencorajar os predadores. Mas o fato é que esse alcaloide pode se concentrar na casca e nos brotos das batatas e o seu consumo é altamente desaconselhado.

A intoxicação por solanina é caracterizada por alterações gastrointestinais (diarreia, vômito e dor abdominal) e neurológicas (alucinações, dor de cabeça, etc.). A dose tóxica é de 2-5 mg/ de peso corporal. Os sintomas se manifestam de 8 a 12 horas após a ingestão.

Um artigo publicado no International Journal of Medicine  relatou um caso em que 78 alunos de uma escola nos Estados Unidos foi intoxicado por α-solamina proveniente de batatas com brotos. As batatas foram servidas durante um almoço na escola e desenvolveram brotos depois de terem sido estocadas em sacos que pegaram sol da manhã no verão.



♥ A batatinha do McDonald’s não é um prato vegetariano

Sempre comi batata com brotos e nunca morri

Sim, é possível que a maioria das pessoas já tenha ingerido batatas com brotos ou casca verde. Na verdade, se tirarmos a casca mais grossa e todos os pontos dos brotos mais profundamente, o risco de contaminação é muito menor. No entanto, de acordo com a especialista, ainda assim, o consumo é desaconselhado. Evite, de qualquer forma, oferecer batatas verdes ou com brotos para crianças e idosos.



jornalciencia

Topo