Doenças

Pedra na vesícula: Aqui estão 5 sinais do problema que você não pode ignorar

Pedra na vesícula: 5 sintomas que você pode sentir quando tem o problema

Pedra na vesícula: Aqui estão 5 sinais do problema que você não pode ignorar
4 (80%) 5 votes

A vesícula é uma espécie de saco membranoso, que funciona como reservatório para a Bile no intervalo entre nossas refeições. O cálculo biliar ou pedra na vesícula, são resultado de um desequilíbrio na precipitação de cálcio e colesterol e são realmente como pedrinhas que podem causar inflamação na vesícula, resultando dores muito fortes, exatamente nesta região.

Na verdade, a maioria das pessoas com pedras na vesícula não apresenta sintomas. As pedrinhas ficam lá dentro da vesícula, quietinhas, sem causar nenhum problema. Às vezes, são tão pequenas que saem junto da bile e acabam sendo eliminadas nas fezes, sem que o paciente tome ciência do fato. Selecionamos aqui 5 sintomas que não devem ser ignorados.




1- Dor abdominal

Dor imprevista e intensa no lado direito do abdômen, abaixo das costelas, que ocorre habitualmente 1 hora após uma refeição. Quanto mais gordurosa for a alimentação, maior é o estímulo para contração da vesícula e, consequentemente, mais intensa é a cólica biliar. A cólica biliar é, portanto, uma dor tipicamente associada à alimentação.

Leia também: Dor abdominal do lado direito pode ser pedra na vesícula. Fique atento!



 2- Diarreia após comer alimentos gordurosos

Como a bile é um “detergente” natural do organismo, ela ajuda a se desfazer da gordura que comemos. No entanto, com o acúmulo de pedras na vesícula, a produção e liberação da bile fica comprometida. Sem a ajuda da bile na digestão, ao comermos algo gorduroso (queijo amarelo, molhos, carne gordurosa, por exemplo) não há como emulsionar toda a gordura do alimento. Então um dos sintomas é sem dúvida, a diarreia.

3- Fezes brancas e urina muito clara

Observe se sua urina está muito branca (como uma água), e as fezes muito cinzentas, sem muita cor e um pouco soltas. Isso é um sinal clássico de falta de bílis no organismo. Este sintoma está fortemente associado a um problema da vesícula biliar, devido exatamente a um baixo nível da bílis.

Leia também: Quais as consequências de viver sem vesícula?

4- Gases e inchaço

Ter gases é algo muito habitual, então para afirmar que a consequência disso é pedra na vesícula, este sintoma tem que durar pelo menos uma semana direto. Muitos gases e eructações contínuas (arrotar toda hora). Se notar que o abdome anda aparentemente inchado, vá ao médico, pode realmente ser problema na vesícula biliar.

5- Icterícia:

Quando a vesícula não está mais suportando a bile acumulada, há uma manifestação chamada icterícia. Se você tem notado que talvez o tom da sua pele ou os olhos tem estado um pouco amarelado ou que os seus olhos adquiriram de repente essa tonalidade? Então, não hesite e procure o médico. Isso é icterícia, e se deve basicamente a que alguns cálculos biliares bloqueiam o conduto biliar, causando que a bílis volte ao fígado, e assim à corrente sanguínea

melhorcomsaude / mdsaude

Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.