Curiosidades

Eu du-vi-do que você se quer imagine o que é isso e como foi parar aí!

Homem encontra ovos de cobra pendurado em árvore e "inflama" as redes sociais

Eu du-vi-do que você se quer imagine o que é isso e como foi parar aí!
3.6 (72.82%) 39 votes

Quando a imagem foi publicada no Reddit em julho de 2017, a legenda dizia: “Um parente encontrou esses ovos no jardim da casa dela em Georgia (EUA), pendurados em uma árvore”. Parecia um enigma impossível de decifrar.

No entanto, em menos de 4 minutos um dos participantes do fórum @CWReck soltou a resposta: isso é um oviduto de uma serpente.  Ou seja, o órgão usado para acomodar os ovos dentro da cobra. Como se não bastasse, a forma como esse órgão cheio de ovos foi parar pendurado em uma árvore, parece bastante estranho. CWReck explicou.


Em uma tradução clara ele disse: “Eu aposto que uma ave de rapina capturou uma cobra grávida e começou a rasgar o corpo. Mas precisou voar carregando a presa e o tubo uterino (oviduto)  da cobra caiu devido ao peso do ovos”.   Ao que parece como a ave voava por ali, os ovos, junto com o oviduto, acabaram caindo no quintal de alguém, ficando pendurado na árvore.

É lógico que apareceram diversos comentários questionando a resposta do rapaz. Algumas pessoas disseram que naquela região da Georgia não existem cobras deste tamanho. Mas um usurário do fórum disse que há uma serpente da água, não venenosa, que pode sim ficar deste tamanho ou maior. Outro acrescentou que aqueles eram ovos de um píton gigante de cativeiro. A píton pode ter morrido e a pessoa tirou os ovos e fotografou.

Durante a discussão na rede social, CWReck disse que mora há muito tempo na região e ele já viu aves de rapina carregando cobras dilaceradas durante o voo. Ele acrescentou que também já viu o oviduto de uma serpente e que é exatamente assim.

Homem encontra ovos de cobra pendurado em árvore e "inflama" as redes sociais

Ovos de serpente dentro do oviduto

O que o Diário de Biologia acha?

Eu, Karlla, com entomóloga, tenho pouco conhecimento de herpetologia. No entanto, essa imagem de fato parece mostrar os ovos de uma serpente acomodados dentro do oviduto. Os ovos de serpentes, geralmente são alongados, tal como mostra a imagem. Isso é importante para acomodarem perfeitamente no corpo comprido da cobra. Não necessariamente, a cobra dona desses ovos precisava ser tão grande como esse oviduto. Isso porque, geralmente, tudo fica “juntinho” acomodado dentro do corpo e não em fileira contínua, como está na foto. O comportamento de aves de rapina justifica a identificação do CWReck. Elas realmente capturam a presa, matam e carregam para um lugar seguro para degustar ou oferecer aos filhotes no ninho.

Se algum herpetólogo quiser acrescentar algum comentário, entre em contato. Será um prazer! (karlla@diariodebiologia.com)


Novidades

Topo