Uma nova espécie de cobra que se enterra na areia está assustando banhistas no litoral brasileiro? #fake

As pessoas são bastante criativas quando o objetivo é assustar os outros. O vídeo abaixo vem sendo compartilhado por milhares de pessoas pelas redes sociais alertando para uma nova espécie de cobra da areia, que se enterra e está atacando banhistas em várias praias do litoral brasileiro.

O texto divulgado tem a seguinte legenda: “Uma nova espécie de cobra está tirando a paz dos banhistas nas Praia do Norte do Rio de Janeiro até próximo a Guarapari, principalmente nas praias de Marataízes até Anchieta, onde foi encontrado o maior número da espécie, pois se trata de uma espécie muito venenosa, muito cuidado ao trafegar na areia, ela ataca com muita facilidade”. A gente sempre alerta aqui, que é bom duvidar de coisas absurdas que não foram divulgadas na mídia comum. Essa notícia é falsa.

Aliás, se fosse verdade, certamente a televisão já teria alertado às pessoas. Especialistas já teriam se pronunciado e as praias perigosas já teriam sido isoladas. Mas que cobra é essa?

Nova espécie de cobra da areia?

Essa cobra é real. Conhecida popularmente como “Cobra de areia do Saara” ou víbora de Avicenna”. No meio científico, foi nomeada de Cerastes vipera. Essa espécie não é nova, aliás, já foi descoberta há séculos, no ano de 1758, pelo nosso mestre Linnaeus. É realmente uma cobra venenosa e perigosa. Como é territorialista, ela ataca quando alguém se aproxima, mesmo se tiver enterrada.




No Brasil, se quer temos esta espécie. Elas são endêmicas da área árida da África e da  Península do Sinai. Assim, a menos que alguém consiga trazer desses lugares exemplares dessa espécie  – e passar pela alfândega dos dois países sem ser preso – e coloque nas areias das praias, você jamais será surpreendido por ela enquanto se diverte no litoral brasileiro.

Não acreditem em tudo!

 

Cerastes_vipera / iucnredlist