Leitor pergunta, a gente responde: Por que, algumas vezes, o corpo treme durante a relação?

Por que, algumas vezes, o corpo treme durante A RELAÇÃO SEXUAL

“Eu sempre sinto tremores durante ou depois da relação. O que causa isso?”(Leandro)

Leandro, como definição simples, o clímax é a conclusão do ciclo de resposta e corresponde ao momento de maior prazer. É um momento de intenso prazer físico mediado pelo sistema nervoso autônomo. Tanto em homens, como em mulheres, vem acompanhado por ciclos de rápidas contrações musculares nos músculos pélvicos, que rodeiam os genitais e o ânus. No entanto, está frequentemente associado a outras ações involuntárias, como tremores.

Tais tremores podem acontecer tanto nos homens, quanto nas mulheres e é realmente involuntário. O coito, exige do casal um esforço físico muito acentuado. E os tremores são respostas do corpo para o esforço feito durante a relação. Há um desgaste grande de energia e carga máxima de adrenalina, seguida por uma bomba de endorfina, conhecida como o “hormônio do prazer”.

Homens e mulheres tremem?

Segundo a Dra. Sylvia Faria Marzano, urologista e terapeuta, no homem o clímax é de dez segundos, em média. Há contração da próstata que mexe com terminações nervosas e músculos da coxa.  Junto com essas sensações ocorre o aumento da frequência cardíaca, da respiração, da pressão sanguínea e da tensão dos músculos que resulta em uma liberação repentina de tensão. A expulsão do sêmen  é caracterizada por uma forte contração muscular. Todo esse conjunto provoca os tremores e espasmos involuntários característicos.

Nas mulheres, o clímax pode chegar a 50 segundos, de acordo com o fisio-patologista clínico Dr. Dermeval Resi Junior. Podemos definir  como um fenômeno que consiste em contrações reflexas ritmadas e involuntárias dos músculos perivaginais e perineais, a intervalos de 0,8 segundos. Os órgãos localizados próximos a região genital, como o ânus, reto, bexiga e uretra, também são afetados pelos reflexos. Assim, acontecem contrações em toda a região pélvica, gerando tremores incontroláveis também nas mulheres.

abril / vilamulher / vix