Mulher

Transparente, branco, rosado, amarelado, esverdeado, marrom: Veja o que quer dizer cada cor de corrimento vaginal

Veja o que quer dizer cada cor do corrimento vaginal

Transparente, branco, rosado, amarelado, esverdeado, marrom: Veja o que quer dizer cada cor de corrimento vaginal
4.1 (82.22%) 9 votes

Se tem uma coisa que deixa todas as mulheres preocupadas é quando surge um corrimento vaginal com a cor alterada. Até mesmo quando é uma cor comum, mas a textura é estranha, a gente já fica com a pulga atrás da orelha. Pode ser infecção? Estou doente? Estou ovulando?

É importante saber identificar alterações íntimas. Elas podem indicar que é hora de buscar ajuda médica, principalmente, quando se trata de saúde feminina. A alteração na cor do corrimento vaginal pode significar uma série de coisa, tanto coisas comuns e normais, quanto as mais diversas doenças e até gravidez. A seguir, relacionamos uma “listinha” de coisas que podem estar mudando a cor da secreção íntima, baseada nas descrições da Drª. Sheila Sedicias, ginecologista e mastologista, em colaboração ao site Tua Saúde. Esta diagnose é básica e não substitui consulta médica.


Corrimento transparente

Não se preocupe, está tudo bem com você. Quando a secreção é semelhante a clara do ovo (gosminha transparente), pode indicar que está no período fértil. Isso significa que a mulher se encontra em uma fase do ciclo menstrual ideal para engravidar. A secreção “clara de ovo” costuma durar mais ou menos 6 dias. Ele pode ocorrer até mesmo em mulheres que fazem uso de pílula anticoncepcional.

Corrimento vaginal branco

Fique alerta! Uma secreção branca pode indicar candidíase ou uma vaginose bacteriana.  A Candidíase Vaginal é causada por um fungo candida albicans. Além de um corrimento branco e talhado vem acompanhado de coceira genital intensa, ardor ao urinar, dor durante o sexo e vermelhidão. Já a Vaginose bacteriana é uma alteração na flora vaginal normal, causada geralmente, pela bactéria Gardnerella vaginalis. Tem aparência leitosa, cheiro desagradável, coceira e ardência genital.

No entanto, Dra. Sheila alerta que o corrimento branco misturado ao transparente, pode ser apenas a secreção que protege a mucosa vaginal. Cabe à mulher identificar as demais alterações citadas acima.

Corrimento rosado

Bebê chegando? O corrimento rosado, pode indicar o início da gravidez. É causado pela fecundação do óvulo e é frequente ocorrer até 3 dias depois do contato íntimo. Juntamente com este tipo de corrimento é comum surgir leves cólicas abdominais. Faça o teste!




Corrimento amarelo ou Amarelo-esverdeado

Sinal de problema, segundo a especialista. O corrimento amarelado com cheiro fétido não é normal. Pode ser Tricomoníase, uma doença sexualmente transmissível, causada por um parasita chamado Trichomonas vaginalis. Além desta parasitose íntima, o corrimento amarelado, parecido com pus, pode indicar infecções por clamídia ou gonorreia que também são DSTs.

A médica diz que o corrimento amarelado e sem odor é normal. Ocorre quando as glândulas do colo uterino liberam um muco transparente. Esse, em contato com o ar pode adquirir a cor amarelada. É muito frequente antes da menstruação.

Corrimento esverdeado

Ops, problemas! O Corrimento esverdeado pode ser Tricomoníase, já explicado acima, ou de vulvovaginite, uma inflamação na vulva e na vagina. Nesses casos vem sempre acompanhado de irritação local, coceira, vermelhidão e inflamação genital, cheiro desagradável, desconforto ou sensação de queimação ao urinar.

Dra. Sheila alerta que a presença de corrimento esverdeado nunca é normal. Se perceber essa alteração, mesmo sem odor forte ou vermelhidão, marque sua consulta com um especialista.

Corrimento marrom

Quando a mulher esteve menstruada um ou dois dias antes, o corrimento marrom, com sangue ou rosado é comum. Mas a médica deixa claro que pode ser motivo de preocupação se vem associado a dor local e ardência ao urinar. Esse sintoma é característico de Gonorreia, uma doença bacteriana sexualmente transmissível. Além disso, pode ser indício de câncer da vagina, do colo do útero ou do endométrio.

tuasaude / tuasaude2 / tuasaude3

Novidades

Topo