Sua vida em risco: Cardiologista esclarece porque não devemos comer depois das 7 horas da noite

Comer a noite aumenta três vezes o risco de infarto

Milhares de pessoas morrem todos os dias de infarto durante o sono. Especialistas dizem que, na maioria dos casos, as mortes estão relacionadas a complicações causadas por alimentação noturna. Comer a noite é um grande risco!

Um estudo, orientado pela cardiologista turca Ebru Özpelit, comprovou a relação entre alimentação noturna e o infarto durante o sono. O trabalho, que foi apresentado durante o European Society of Cardiology Congress em Roma, deixa claro que adultos nunca devem comer nada duas horas antes de dormir. O ideal, segundo a médica é não comer depois das 7 horas da noite.

Ela explicou que mesmo uma pessoa saudável, a pressão arterial diminui pelo menos 10% quando ela adormece. Isso é necessário para um sono ideal. Contudo, o estudo envolvendo 700 hipertensos, mostrou que quem comia dentro de duas horas da hora de dormir, mantinha sua pressão alta. Ou seja, participantes que comeram até duas horas antes de dormir não registraram uma queda adequada da pressão sanguínea.

O que acontece, nesses casos, é que comer antes de dormir faz com que o organismo permaneça em “estado de alerta”. Isso estimula a produção de hormônios do estresse, como a adrenalina, e pode alterar o ritmo circardiano. Essas pessoas, têm 2,8 vezes mais chances de sofrerem um infarto durante o sono. O risco, é maior em pessoas com mais de 53 anos.

A especialista em nutrição do Instituto de Nutrição e Tecnologia de Alimentos da Universidade do Chile, Sandra Hirsch, também disse em entrevista à BBC que quando comemos os mecanismos hormonais tem impactos negativos no organismo. Isso, na maioria dos casos resulta, além dos riscos cardíacos, em problemas como obesidade e refluxo.

Jejum noturno

A orientação da cardiologista é que as pessoas, principalmente as hipertensas, mantenham todas as suas refeições em horários fixos. Além disso, é indispensável que se faça um jejum noturno entre 7h da noite e 7h da manhã. Isso, só trará benefícios para a saúde.

Dra. Ebru Özpelit ainda não publicou o artigo referente à esta pesquisa apresentada no European Society of Cardiology Congress.

telegraph  /netdoctor