Curiosidades

Agora você vai descobrir porque os médicos usam roupa verde ou azul na sala de cirurgia. Por que não é branco?

Descubra porque cirurgiões usam roupas azul ou verde durante cirurgias

Agora você vai descobrir porque os médicos usam roupa verde ou azul na sala de cirurgia. Por que não é branco?
5 (100%) 4 votes

Geralmente, os médicos, enfermeiros e outros profissionais da área de saúde usam roupas brancas. O branco nas roupas dos médicos surgiu no final do século XIX, quando se provou que muitas doenças vinham da falta de assepsia nos hospitais, e a roupa branca e limpa virou norma. Mas nas salas de cirurgia, os cirurgiões, anestesistas e os auxiliares usam roupa azul ou verde. Embora, poucas pessoas tenham pensado nisso, existe uma razão importante para essa regra.

 As cores azul e verde são opostas ao vermelho (a cor do sangue) na “roda das cores” e por isso são cores adequadas para melhorar a visão dos médicos durante o procedimento. Observem a figura abaixo. Olhem fixamente por 10 segundos para o centro deste coração vermelho e, em seguida olhe para uma superfície branca. Aposto que você viu uma sombra de um coração azul-esverdeado.


basic-red-heart

Porque a roupa não pode ser branca?

Se as roupas e paredes da sala de cirurgia fossem brancas a visão dos médicos ficaria muito prejudicada em relação ao vermelho do sangue que eles olham fixamente durante a cirurgia. A ilusão de ótica criaria vários “fantasmas” e isso distrairia os profissionais.  Definitivamente, não seria fácil lidar com isso, principalmente em uma situação tão delicada como uma cirurgia. Certamente, essa ilusão de ótica prejudicaria muito a visão dos médicos, atrapalhando inclusive a concentração.

Segundo um artigo de 1998 do Today’s Surgical Nurse, a ideia dos jalecos coloridos foi difundida no começo do século 20, e a partir daí as roupas azuis ou verdes passaram a ser utilizadas nas salas de cirurgia.  Foi aí que surgiu a ideia de usar roupas azuis ou verdes na sala de cirurgia. Os “fantasmas” azuis-esverdeados se fundem a cor do tecido e se tornam neutros. É como se essa cor atualizasse o cérebro dos médicos para a cor vermelha. Isso causa um conforto na visão dos profissionais e aumentam sua concentração.

 Os truques do cérebro vão além. De acordo com especialistas, o nosso cérebro interpreta uma cor em relação outra e, olhando por muito tempo para variações entre vermelho e rosa, o sinal dessas cores no cérebro fica desbotada e o cirurgião pode correr o risco de perder a sensibilidade aos tons de vermelho. Assim, olhar para cores frias como verde e azul de vez enquanto atualiza o cérebro e nos faz ficar mais sensíveis ao vermelho.

Fonte: Science Line e MegaCurioso

Novidades

Topo