Mulher

“Tenho sentido muita dor nos seios, pode ser câncer ?” Médica explica que, geralmente, não é câncer de mama. Há outras 4 causas

“Tenho sentido muita dor nos seios, pode ser câncer ?” Médica explica que, geralmente, não é câncer de mama. Há outras 4 causas
5 (100%) 2 votes

Muitas mulheres relacionam a dor nos seios com o câncer de mama, e isso pode causar preocupação. Porém, a maior parte dos casos de dor nos seios não está relacionada com essa doença e é por isso que é bom conhecer as outras razões pelas quais os seios podem doer.

O câncer de mama, como a ginecologista, Drª. Sheila Sedicias disse em um artigo no site Tua Saúde, não provoca dor durante o seu desenvolvimento, sendo que esse sintoma só é mais frequente nos casos muito avançados quando o tumor já está bastante desenvolvido. Assim, nem sempre a dor na mama significa câncer, há, no entanto, outras 5 causas possíveis.


Você pode estar grávida

Quem já teve filhos sabe: Um dos primeiros sintomas que se apresentam durante a gravidez é a dor nos seios. Isso é muito mais evidente quando trata-se da primeira gravidez. Nestes casos, segundo a médica, as dores vêm acompanhadas de inchaço dos seios e veias azuis na região se tornam visíveis, indicando um aumento do fluxo sanguíneo.

Seu sutiã pode estar apertado

Muitas vezes, mulheres buscam ajuda médica com dor nos seios e o problema é apenas um sutiã inadequado. Usar sutiãs apertados, pode com tempo gerar uma inflamação dolorosa nos seios. Com o processo inflamatório instalado, a dor pode se agravar e irradiar ainda para a região cervical. Mais: esse quadro doloroso pode ser potencializado pelas atividades do dia a dia – má postura ao sentar, altura inadequada do computador, tensão, etc.

Você pode estar com a glândula mamária inflamada

A mastite é uma inflamação da mama que provoca sintomas como dor, inchaço ou vermelhidão, podendo ser ou não acompanhada de uma infecção e consequentemente provocar febre e arrepios. Acontece quando à obstrução de alguns condutos do seio. Essa inflamação pode ser causada por uma infecção na mama gerada por vírus, bactérias ou fungos. Na maioria dos casos, a mastite afeta apenas uma mama, e os sintomas normalmente desenvolvem-se em menos de dois dias.

Alterações hormonais

Geralmente adolescentes que iniciam seu ciclo menstrual costumam sentir certa dor nos seios. Inclusive, a tensão pré-menstrual pode causar dor antes da menstruação. As diferentes fases do ciclo coincidem com as mudanças mais bruscas nos níveis dos hormônios femininos. A dor nos seios também faz parte da TPM, a famosa Tensão Pré-Menstrual.

Infelizmente, pode também, ser câncer

Raramente a dor na mama não é sinal de câncer, pois geralmente os tumores malignos não causam dor. A dor nos seios é um dos sintomas que mais demoram a aparecer quando sofremos de um câncer de mama. Se a mulher detectar e tratar a tempo qualquer anomalia nos seios, é possível que ela nem chegue a sentir uma dor na região causada por um câncer.

delas / melhorcomsaude /tuasaude

Novidades

Topo