“Sou incapaz de tomar café da manhã, isso é grave? ” Se você é uma dessas pessoas que não consegue comer de manhã, esse texto é para você!

Não tomar café da manhã, faz mal? Um texto para quem não consegue comer de manhã
Comer de manhã e sair de casa de barriguinha cheia. Muita gente não consegue. Será que não tomar café da manhã, pode ter problemas de saúde? Faz mal?

Se fôssemos dividir o mundo em pessoas que conseguem comer de manhã e sair de casa de barriguinha cheia e pessoas que só conseguem comer bem mais tarde, lá pelas 10h da manhã, de que lado você estaria? Será que quem não consegue tomar café da manhã, pode ter problemas de saúde? Será que faz mal?

Desde sempre escutamos e lemos inúmeros conselhos de que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Se for assim, devemos considerar que quem toma café da manhã todos os dias são pessoas mais saudáveis? Mas, e quem não consegue comer logo que acorda?

A nutricionista Marta Gámez do Grupo NC Salut, explicou ao El País que nem sempre a pessoa que toma café da manhã pode ser considerada mais saudável, até porque, isso depende imensamente do que a pessoa come. Ou seja, comer a pizza do dia anterior com um copo de Coca-Cola não é saudável, mesmo! Mas ela diz que as pessoas que não tomam café da manhã, precisam se convencer a dar uma oportunidade para essa refeição.

♥  Consumir três xícaras de café por dia diminui as chances de infarto e derrame, diz estudo

Eu tenho mesmo que tomar café da manhã?

Sim, tem! É possível que pessoas com esta dificuldade sofra de problemas como boca seca, dor de cabeça e até enjoos recorrentes. Isso porque, ficar sem comer de manhã ativa o modo economia de energia, mecanismo que entra em funcionamento quando ficamos mais de três horas sem comer e que provoca o armazenamento de gorduras por parte do metabolismo. “Pular o café da manhã favorece o aumento de peso. Não devem existir mais de 4 horas entre as refeições, começando o mais tardar uma hora depois de termos acordado”, diz a especialista.

Segundo um estudo publicado no American Jounal of Clinical Nutrition, sair de casa logo cedo de estômago vazio aumenta os riscos de obesidade, causa um acúmulo de gordura ao redor do estômago e eleva dos níveis de colesterol ruins – fatores que podem levar a futuros problemas no coração. Os pesquisadores traçaram um perfil dessas pessoas e descobriram que o fato de sair de casa sem se alimentar faz com que elas se tornem mais propícias a comer petiscos e doces ao longo do dia e menos adeptas à prática de exercícios físicos. Você é assim?

Porque não consigo comer de manhã?

Boa pergunta, segundo especialistas, geralmente esse hábito se dá por duas razões: [1] consumir muitas calorias no jantar do dia anterior costuma ser uma das razões mais comuns que justificam a falta de apetite e [2] o costume de não comer ao despertar, aprendido desde a infância. Seja qual for a causa, se você passar a se esforçar e aos poucos começar a comer algo de manhã, logo passará a sentir falta dessa refeição e, então colocará seu ciclo alimentar nos eixos!

A qual grupo você pertence?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
elpais / veja