Curiosidades

Por que quando estamos começando a pegar no sono, temos a sensação de estarmos caindo?

Sensação de cair durante o sono o que pode ser

Por que quando estamos começando a pegar no sono, temos a sensação de estarmos caindo?
5 (100%) 1 vote

Os seres humanos ocupam aproximadamente um terço de suas vidas dormindo. O sono é um estado fisiológico que ocorre de maneira cíclica, podendo sofrer algumas alterações. O que pode ser aquela sensação de estar caindo quando estamos adormecendo?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a atividade cerebral não é diminuída durante o sono. Na verdade, durante esse estado fisiológico, o cérebro da pessoa está em atividade diferenciada, podendo ser despertada por estímulos sensoriais ou não.


A sensação de estar caindo quando começamos a dormir, com certeza já foi experimentada por muitos. A experiência, conhecida como espasmo hípnico, revela o conflito que se passa em nosso cérebro quando “desligamos” para dormir. O espasmo hípnico é um espasmo ou contração involuntária dos músculos, que desperta violentamente uma pessoa. Há também, a Mioclonia que são contrações repentinas, curtas, incontroláveis e involuntárias de um grupo de músculos. Assim, esse fenômeno também pode ser chamado de “puxão mioclônico”. Este fenômeno é natural e pode ocorrer em indivíduos de ambos os sexos e em qualquer idade, com taxa de 70% de prevalência.




O neurocientista Tom Stafford, da Universidade de Sheffield, do Reino Unido, explica que durante o sono, nossos corpos estão paralisados e ficamos indiferentes aos eventos no exterior. Mas, o controle muscular não é desligado tão facilmente assim. O neurocientista diz que há uma área do cérebro, conhecida como sistema de ativação reticular, controla funções básicas do corpo. Outra, o núcleo ventrolateral preóptico, localizado perto do nervo ótico, decide se estamos ou não cansados. Quando começamos a cair no sono, o sistema reticular abre mão do controle, que é assumido pelo núcleo ventrolateral preóptico.

A verdade é que poucas pesquisas foram feitas sobre o assunto, há também uma teoria de que o espasmo é resultado do relaxamento muscular. O corpo passa por mudanças na temperatura e respiração quando dormimos. Então, conforme uma pessoa está se preparando para dormir, o cérebro pode interpretar essas mudanças como um sinal de queda.

Fontes: nosleeplessnights   LOPES, W. S. et al. Sono um fenômeno fisiológico. Resumos dos trabalhos apresentados no IX Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

Novidades

Topo