Entenda porque sentir queimação nos pés e nas pernas é um sintoma preocupante

Queimação ou formigamento nos pés e nas pernas: o que pode ser?

A sensação de queimação nos pés e nas pernas pode variar de leve (entorpecimento e formigamento) a grave (dor tão forte que atrapalha o sono). O que pode ser? Na verdade, pode ser algo muito simples e fácil de ser resolvido, como pés cansados por ter passado dia caminhando ou em pé ou até uma infecção comum causada por uma micose, como o “pé de atleta”.

Os especialistas dizem que a Sensação de queimação nos pés quando persistentes ou progressivas podem indicar danos ou lesões nervo (neuropatia periférica), vamos entender melhor esse sintoma para tomar as providencias médicas adequadas.

Pode ser diabetes

De acordo com a Dra. Andressa Heimbecher, endocrinologista e metabologista, explica que em casos de diabetes, existe uma diminuição do oxigênio que chega aos nervos através de pequenos vasos sanguíneos e também ocorre a formação de um processo inflamatório, ambos levando ao mau funcionamento dos nervos. Por causa disso, alguns pacientes terão perda da sensibilidade, geralmente nos pés chamada neuropatia em bota; enquanto outros, podem ter um aumento de sensibilidade, determinando dor ou sensação de queimação nos pés e outras partes do corpo. Estima-se, segundo a médica, que cerca de 15% dos diabéticos vão desenvolver alterações nos pés, por isso é de extrema importância, que, se você sentir queimação nos pés recorrentes, é bom procurar ajuda médica o quanto antes.

Pode ser mudanças hormonais

No caso das mulheres, a sensação de ter os pés muito quentes pode estar ligada a mudanças que ocorrem durante o ciclo menstrual. É comum que a mulher sinta queimação nos pés devido a alteração hormonais que provocam um aumento característico da temperatura corporal, sobretudo nos pés e nas mãos. É bom estar atenta também, aos sintomas da menopausa, na qual este sintoma é bastante comum.

Pode ser eritromelalgia

Outro motivo para sentir queimação nos pés é um aumento na produção dos glóbulos vermelhos, o que faz com que o sangue seja mais espesso.  A eritromelalgia, por exemplo, é um tipo de dilatação das artérias pequenas das mãos e pés, embora também possa afetar outras partes do corpo como as orelhas, joelhos ou rosto. Como consequência, esta condição provocar dor com sensação de calor na zona afetada. De forma geral, a doença acomete, principalmente os pés, causando a sensação de queimação.

Pode ser sapato inadequado

Isso pode parecer estranho para você mas usar um sapato inadequado ao seu peso e à sua rotina diária, pode gerar essa sensação de queimação nos pés no final do dia. Geralmente, vem junto com inchaço e um pouco de dor. Quando a pessoa está acima do peso e usa um sapato inadequado, a circulação periférica fica comprometida nos pés e nas pernas, elevando a temperatura, assim, no final do dia a queimação, dor, e inchaço são inevitáveis.

huffpostbrasil / minhavida / umcomo