O menor réptil do mundo: um adulto cabe em uma moeda de um centavo de dólar

menor réptil do mundo

Na verdade, existem dois detentores do recorde de menor réptil do mundo, e ambos foram descobertos no Caribe. O primeiro deles é o lagarto cujo nome científico é Sphaerodactylus parthernopion descoberto em 1964 nas Ilhas Virgens Britânicas.

Em 1988, foi descoberto o lagarto Jaragua na Ilha Beata, República Dominicana. Os dois medem apenas 16 mm (ou seja, só 1,6 cm) da ponta do focinho à base da cauda. Ele é tão pequeno que um adulto típico da espécie pode se acomodar em uma moeda de um centavo de dólar .

A vantagem de ser pequeno para esses bichinhos está na facilidade para esconder-se caso apareça um predador, e também na menor necessidade de comida, que facilita a sobrevivência numa ilha onde o alimento é limitado, claro! Mas quando se é extremamente pequeno, a superfície do corpo é proporcionalmente maior em relação ao seu volume, o que acarreta o risco de desidratação devido a evaporação.

O lagarto Jaragua, considerado até hoje como o menor réptil,  sobrevive correndo por cima e no meio de folhas úmidas. No que resta da floresta da ilha vive se alimentando de pequenos insetos. Na verdade, os cientistas acreditam que ele talvez tenha assumido o papel que, em terra firme, seria desempenhado por uma aranha. Eles acham que este lagartinho faz o controle dos insetos dentro da Cadeia Alimentar.

Tecnicamente este lagartinho simpático não corre risco de extinção. Contudo, infelizmente, ele não está livre dessa ameaça pois grande parte do seu habitat foi desmatado e restando apenas 10% . Muito triste!!

science.psu.