Garganta vermelha, ardendo, tosse seca e irritativa. Médico ensina o que fazer para curar garganta inflamada em casa

O que é bom para dor de garganta

O que é bom para dor de garganta? Normalmente garganta inflamada não é motivo algum para preocupação e pode ser resolvida, na maioria das vezes, com tratamentos caseiros. Mas é preciso ficar atento, pois uma piora pode causar uma infecção com pus e aí, somente o médico poderá ajudar com o tratamento adequado.

O problema pode surgir quando há uma exposição prolongada ao frio, seja ele natural ou ar-condicionado e ventilador. A garganta inflamada pode gerar sintomas como ardência na garganta, tosse seca e irritativa. Ao mesmo tempo, a dificuldade para engolir. Geralmente há uma piora a noite com a garganta arranhando, a tosse intensa e dolorida.

Dr. Arthur Frazão, Clínico geral, revelou ao site Tua Saúde, que há formas de resolver esse problema em casa mesmo. Mas, ele alerta que na presença de febre, caso aconteça, vá ao médico. Ao mesmo tempo, deve manter o repouso pois isso ajudará o seu sistema imunológico a se reforçar. Quanto aos inconvenientes dos sintomas o  renomado livro Medicina Alternativa de A a Z (1) dá as seguintes sugestões:

O que é bom para dor de garganta?

Gargarejo com água morna e sal: Esse é clássico e já explicamos aqui porque este “truque” caseiro é tão eficaz e é receitado a todo momento por especialistas. Essa mistura possui propriedades antimicrobianas que ajudam a eliminar os microrganismos da garganta, diminuindo os sintomas.

Tomar o chá de limão com mel e gengibre 2 vezes por dia: possui propriedades antibacterianas e é rico em vitamina C, que fortalece as defesas naturais do organismo. Para fazer o chá, basta acrescentar a 1 xícara de água fervente 1 limão fatiado e 1 cm de gengibre, esperando cerca de 15 minutos. A seguir, coar e adoçar com mel. Tome quente ou morno.

Tomar a vitamina de morango com mel: o morango possui vitamina C que ajuda a aumentar as defesas do organismo. Ao mesmo tempo, o mel lubrifica a garganta, ajudando a reduzir a dor e a inflamação. Então, para fazer esta vitamina deve-se bater no liquidificador 1 copo de leite e 6 morangos. Por fim, acrescente 1 colher de mel.

⚠️ Alertamos que se a febre acontecer, ou não houver melhora dos sintomas em 72 horas, procure um médico. Ele saberá o que fazer para evitar o agravamento do quadro.

tuasaude