Você gosta de evolução humana? Veja reproduções de como eram alguns de nossos ancestrais, feito por paleoartistas

Evolução humana: como era

Paleoart” é um termo informal usado para tratar a arte que retrata temas relacionados à paleontologia . Estes podem ser representações de restos fósseis ou representações dos seres vivos e dos seus ecossistemas. Assim, que curte Evolução Humana, certamente, pesquisa e sabe sobre a paleoart. Principalmente, porque, saber como era “a cara” dos nossos ancestrais é bem divertido. Conheçam alguns trabalhos de paleoartistas!

Leia também: Especialistas garantem: As cesarianas estão afetando a evolução do corpo humano

 Evolução humana: como era "a cara" dos nossos ancestrais?
Homo neanderthalensis macho.
Homo-neanderthalensis-woman Evolução humana: como era "a cara" dos nossos ancestrais?
Homo neanderthalensis, fêmea. O Homo neanderthalensis (a primeira foto macho e segunda fêmea) é uma espécie extinta que habitou a Europa e partes do oeste da Ásia, de cerca de 300 mil anos atrás até aproximadamente 29 mil anos atrás. Existiram ao mesmo tempo dos Homo sapiens e alguns autores os consideram como subespécies do Homo sapiens. Os neandertais estavam adaptados ao clima frio, como se infere do seu grande cérebro e nariz curto, mas largo e volumoso.
Evolução humana: como era "a cara" dos nossos ancestrais?
Homo floresiensis, reprodução baseada em um esqueleto quase completo encontrado. Homo floresiensis é uma espécie extinta da família Hominidae que viveu na Ilha de Flores, na Indonésia, até há 13 mil anos. O homem de Flores é conhecido através de um esqueleto quase completo de uma mulher (reprodução foto),  e de seis outros indivíduos em diversos estados de conservação, incluindo um punho completo. A anatomia desta espécie mistura características de Australopithecus e Homo erectus com traços do homem moderno Homo sapiens, numa combinação que intriga os cientistas.
Evolução humana: como era "a cara" dos nossos ancestrais?
Homo heidelbergensis é um hominídeo extinto que surgiu há mais de 500 mil anos e perdurou, pelo menos, até cerca de 250 mil anos. É um antepassado direto do Homo neanderthalensis na Europa. Eram indivíduos altos (entre 1,75 e 1,80 m) e muito fortes (chegando a pesar 100 kg), apresentando um grande crânio bastante aplanados em relação ao homem atual, com mandíbulas salientes e grande abertura nasal.
Evolução humana: como era "a cara" dos nossos ancestrais?
Homo erectus é uma espécie extinta de hominídeo que viveu entre 1,8 milhões de anos e 300 mil anos atrás. Eles mediam entre 1,30 e 1,70 m de altura, com aproximadamente 70 quilos e seu volume craniano era de cerca de 50% a mais em relação ao seu ancestral Homo habilis. Seus esqueletos fósseis datam de cerca de 1,5 milhão de anos atrás, e foram encontrados principalmente na África.

 

Evolução humana: como era "a cara" dos nossos ancestrais
Homo habilis é uma espécie de hominídeo que viveu entre 2,5 milhões e 1,9 milhões de anos atrás. Das espécies do gênero Homo, a que menos se parece com o H. sapiens, com braços proporcionalmente muito mais longos, cavidade craniana menor e morfologia geral similar aos Australopithecus. Foi o primeiro a construir e utilizar ferramentas.
Evolução humana: como era "a cara" dos nossos ancestrais
Australopithecus africanus é uma espécie antiga de hominídeo, um australopitecíneo que viveu entre 2 e 3 milhões de anos atrás, durante o período conhecido como Pleistoceno. Foi descrita por Raymond Dart em 1924, com base no “Crânio Infantil de Taung”, um crânio de um ser jovem que Dart pensou ser o “elo perdido” da evolução entre os símios e os seres humanos. by Atelier Daynès Paris
Evolução humana: como era "a cara" dos nossos ancestrais
Homo rudolfensis é uma espécie humana fóssil descoberta em 1972 por Bernard Ngeneo. Sua idade é estimada em 1,9 milhões de anos. Os Homo rudolfensis tinham face mais aplainada e larga, os dentes caninos mais largos e apresentam coroas mais complexas, raízes e esmalte mais espessos. O volume craniano é maior (600–800 cm³) em relação ao Homo habilis. As duas espécies coexistiram há 2 milhões de anos. by RomanYevseyev
Akela e Wikipedia