Homem

Dor nos testículos: Veja 5 causas mais comuns que deixam seu “saco” dolorido e aprenda a identifica-las

Dor nos testículos: Veja 5 causas mais comuns que deixam seu “saco” dolorido e aprenda a identifica-las
5 (100%) 3 votes

dor nos testículos é uma reclamação que preocupa – e muito – os homens. O desconforto acomete um ou ambos os testículos. A dor pode se situar apenas no testículo ou propagar-se para outras regiões (baixo abdômen, raiz da coxa e para a região lombar). Os testículos são muito sensíveis, e até mesmo uma pequena lesão pode causar dor ou desconforto.

Em jovens adultos e adolescentes é comum haver queixas de leve dor testicular sem outros sintomas associados. Geralmente esse quadro é inespecífico e costuma desaparecer com o tempo, muitas vezes sem conseguirmos identificar uma causa. No entanto, existem várias causas para essas dores, algumas de pouca importância clínica, outras mais graves com necessidade de pronto atendimento.


1- Pode ser Varicocele

15% dos homens adultos são acometidos por essa doença, geralmente, o testículo dolorido é do lado esquerdo, mas que também pode afetar apenas o direito ou ambos. A varicocele é uma dilatação das veias dos testículos que provoca o acúmulo de sangue e causa um grande desconforto local. É comum sentir dor e sensação de peso na região escrotal que piora ao longo do dia e piora especialmente após caminhar ou fazer alguma atividade física.

2- Pode ser Hérnia inguinal

Às vezes o problema nem é nos testículos. É o caso da hérnia inguinal, uma protrusão de uma alça do intestino através de um orifício que se formou na parede abdominal na região da virilha. Esse problema é mais comuns nos homens e geralmente, a alça intestinal é empurrada para baixo formando uma hérnia dentro da bolsa escrotal. Para reconhecer o problema é simples: a dor surge quando o homem se levanta ou pratica alguma atividade física. Quando se deita ou fica em repouso, a hérnia se recolhe e o nódulo desaparece. Quando está de pé ou sentado, ocorre um “crescimento” do testículo afetado.




3- Pode ser orquite

A orquite é a inflamação do testículo, geralmente causada por certos tipos de infecções bacterianas ou virais, causando um inchaço doloroso na região. Você poderá desconfiar de orquite se além da dor no testículo, tiver febre, sangue no esperma e aumento da dor ao mover ou usar o pênis. Em alguns casos, pode haver vermelhidão e inchaço da bolsa escrotal.

4- Pode ser Torção do testículo

Este problema exige pronto atendimento. Ocorre quando há um defeito na fixação do testículo à bolsa escrotal, permitindo que o mesmo fique “pendurado” sem fixação, podendo girar e torcer o cordão espermático, causando compressão das estruturas em seu interior. Neste caso, uma excruciante dor testicular que surge de repente, normalmente, após exercícios físicos ou traumas. A torção pode ocorrer durante o sono, se há grande movimentação involuntária do músculo cremaster, o paciente acorda já com intensa dor.

5- Pode ser “bolas azuis”

Em algumas ocasiões, quando a excitação sexual masculina não resulta em ejaculação, pode ocorrer o que chamam de “bolas azuis”. Durante a excitação prolongada que não se segue de ejaculação pode haver uma congestão de fluídos  na região dos testículos . Quando isso acontece, pode haver um acúmulo de sangue na região dos testículos deixando-os levemente azulados. A sensação é bastante dolorosa. Embora incômoda essa dor é completamente inofensiva. O tratamento mais comum é ejacular, seja através de relações sexuais ou por “justiça com as próprias mãos”.

tuasaude / mdsaude / nursing

Novidades

Topo