“Tenho sentido muita dor nos seios, pode ser câncer ?” Médica explica que, geralmente, não é câncer de mama. Há outras 4 causas

Dor nos seios pode ser câncer de mama? Médica explica o que pode ser

Muitas mulheres acreditam que a dor nos seios pode ser câncer de mama, e isso pode causar preocupação. Porém, a maior parte dos casos de dor nos seios não está relacionada com essa doença e é por isso que é bom conhecer o que pode ser sentir os seios doloridos.

O câncer de mama, como a ginecologista, Drª. Sheila Sedicias disse em um artigo no site Tua Saúde, não provoca dor durante o seu desenvolvimento. Desta forma, esse sintoma só é mais frequente nos casos muito avançados quando o tumor. Então já com o tumor bastante desenvolvido a dor nos seios pode se apresentar. Assim, nem sempre a dor na mama significa câncer, há, no entanto, outras 5 causas possíveis.

Causas de dor nos seios

Você pode estar grávida. Quem já teve filhos sabe: Um dos primeiros sintomas que se apresentam durante a gravidez é a dor nos seios. Isso é muito mais evidente quando trata-se da primeira gravidez. De qualquer forma, segundo a médica, as dores vêm acompanhadas de inchaço dos seios. Ao mesmo tempo, veias azuis na região se tornam visíveis, indicando um aumento do fluxo sanguíneo.

Seu sutiã pode estar apertado.  Muitas vezes, mulheres buscam ajuda médica com dor nos seios e o problema é apenas um sutiã inadequado. Usar sutiãs apertados, pode com tempo gerar uma inflamação dolorosa nos seios. Assim, com o processo inflamatório instalado, a dor pode se agravar e irradiar ainda para a região cervical. De tal forma que,  esse quadro doloroso pode ser potencializado pelas atividades do dia a dia. Ou seja, sua má postura ao sentar, altura inadequada do computador, tensão, causam também dor nos seios.

Você pode estar com a glândula mamária inflamada.  A mastite é uma inflamação da mama que provoca sintomas como dor, inchaço ou vermelhidão. Como resultado, pode ser acompanhada de uma infecção e consequentemente provocar febre e arrepios. Acontece quando à obstrução de alguns condutos do seio. Essa inflamação pode ser causada por uma infecção na mama gerada por vírus, bactérias ou fungos. De acordo com um estudo publicado na Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia [1], as mastites são causadas por diversos microrganismos, prevalecendo o Staphylococcus aureus como agente etiológico em 50 a 60% dos casos.  Na maioria dos casos, a mastite afeta apenas uma mama, e os sintomas normalmente desenvolvem-se em menos de dois dias.

Alterações hormonais. Geralmente adolescentes que iniciam seu ciclo menstrual costumam sentir certa dor nos seios. Inclusive, a tensão pré-menstrual pode causar dor antes da menstruação. As diferentes fases do ciclo coincidem com as mudanças mais bruscas nos níveis dos hormônios femininos. A dor nos seios também faz parte da TPM, a famosa Tensão Pré-Menstrual.

Infelizmente, pode também, ser câncer. Raramente a dor na mama é sinal de câncer, pois geralmente os tumores malignos não causam dor. A dor nos seios é um dos sintomas que mais demoram a aparecer quando sofremos de um câncer de mama. Se a mulher detectar e tratar a tempo qualquer anomalia nos seios, é possível que ela nem chegue a sentir uma dor na região causada por um câncer.

Artigo médico-científico: Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia [1]