Curiosidades

Você gosta de evolução humana? Veja reproduções de como eram alguns de nossos ancestrais, feito por paleoartistas

Você gosta de evolução humana? Veja reproduções de como eram alguns de nossos ancestrais, feito por paleoartistas
5 (100%) 1 vote

Paleoart” é um termo informal usado para tratar a arte que retrata temas relacionados à paleontologia . Estes podem ser representações de restos fósseis ou representações dos seres vivos e dos seus ecossistemas. Conheçam alguns trabalhos de paleoartistas!

Homo-neanderthalensis-male

Homo neanderthalensis macho.


Homo-neanderthalensis-woman

Homo neanderthalensis, fêmea. O Homo neanderthalensis (a primeira foto macho e segunda fêmea) é uma espécie extinta que habitou a Europa e partes do oeste da Ásia, de cerca de 300 mil anos atrás até aproximadamente 29 mil anos atrás. Existiram ao mesmo tempo dos Homo sapiens e alguns autores os consideram como subespécies do Homo sapiens. Os neandertais estavam adaptados ao clima frio, como se infere do seu grande cérebro e nariz curto, mas largo e volumoso.

Homo-floresiensis-femea

Homo floresiensis, reprodução baseada em um esqueleto quase completo encontrado. Homo floresiensis é uma espécie extinta da família Hominidae que viveu na Ilha de Flores, na Indonésia, até há 13 mil anos. O homem de Flores é conhecido através de um esqueleto quase completo de uma mulher (reprodução foto),  e de seis outros indivíduos em diversos estados de conservação, incluindo um punho completo. A anatomia desta espécie mistura características de Australopithecus e Homo erectus com traços do homem moderno Homo sapiens, numa combinação que intriga os cientistas.

Homo-heidelbergensis--2

Homo heidelbergensis é um hominídeo extinto que surgiu há mais de 500 mil anos e perdurou, pelo menos, até cerca de 250 mil anos. É um antepassado direto do Homo neanderthalensis na Europa. Eram indivíduos altos (entre 1,75 e 1,80 m) e muito fortes (chegando a pesar 100 kg), apresentando um grande crânio bastante aplanados em relação ao homem atual, com mandíbulas salientes e grande abertura nasal.

Homo erectus2

Homo erectus é uma espécie extinta de hominídeo que viveu entre 1,8 milhões de anos e 300 mil anos atrás. Eles mediam entre 1,30 e 1,70 m de altura, com aproximadamente 70 quilos e seu volume craniano era de cerca de 50% a mais em relação ao seu ancestral Homo habilis. Seus esqueletos fósseis datam de cerca de 1,5 milhão de anos atrás, e foram encontrados principalmente na África.

 

Homo_habilis-cropped

Homo habilis é uma espécie de hominídeo que viveu entre 2,5 milhões e 1,9 milhões de anos atrás. Das espécies do gênero Homo, a que menos se parece com o H. sapiens, com braços proporcionalmente muito mais longos, cavidade craniana menor e morfologia geral similar aos Australopithecus. Foi o primeiro a construir e utilizar ferramentas.

Australopithecus africanus é uma espécie antiga de hominídeo, um australopitecíneo que viveu entre 2 e 3 milhões de anos atrás, durante o período conhecido como Pleistoceno. Foi descrita por Raymond Dart em 1924, com base no “Crânio Infantil de Taung”, um crânio de um ser jovem que Dart pensou ser o “elo perdido” da evolução entre os símios e os seres humanos. by Atelier Daynès Paris

Homo rudolfensis é uma espécie humana fóssil descoberta em 1972 por Bernard Ngeneo. Sua idade é estimada em 1,9 milhões de anos.Os Homo rudolfensis tinham face mais aplainada e larga, os dentes caninos mais largos e apresentam coroas mais complexas, raízes e esmalte mais espessos. O volume craniano é maior (600–800 cm³) em relação ao Homo habilis. As duas espécies coexistiram há 2 milhões de anos. by RomanYevseyev

Fonte: Akela e Wikipedia

Novidades

Topo