Consumir três xícaras de café por dia diminui as chances de infarto e derrame, diz estudo

1552
Três xícaras de café por dia reduz as chances de infarto e derrame

Um estudo recentemente publicado no British Medical Journal mostrou que ingerir uma quantidade moderada de café todos os dias pode trazer mais benefícios do que ficar sem consumir a bebida. O estudo mostrou que o consumo de três ou quatro xícaras diariamente pode salvar vidas. O hábito está relacionado com uma menor chance de desenvolver problemas cardiovasculares, como infarto e derrame.

Essa chance tem um número: os que consomem regularmente a bebida tem 19% de chance a menos. No caso de derrame, o risco pode ser 30% menor. Também já foi demonstrada uma relação positiva entre o consumo de café diminuição do risco de desenvolver alguns tipos de câncer e doenças do fígado, além de infarto e derrame.

Apesar da associação positiva, é importante afirmar que não é possível afirmar que o café é responsável pela menor incidência dessas doenças. Outros fatores como estilo de vida, tabagismo e alimentação também são essenciais na prevenção desses tipos de doenças. O professor Paul Roderick, coautor do estudo, alerta que, apesar da associação positiva apontada pelos diferentes estudos, não é possível afirmar que a bebida é a principal responsável pela menor incidência de doenças.




Apesar de ser importante, a ingestão de uma grande quantidade de café não é indicada para gestantes. O estudo também recomenda que mulheres com riscos de fraturas ósseas e osteoporose não excedam o uso do café. Apesar dos resultados positivos, os pesquisadores ressaltam que é necessário um maior aprofundamento sobre o tema. Agora, a equipe está buscando literaturas prévias relacionadas à ingestão do café e seus benefícios para a saúde.

 bbc