Psicólogo revela: O amor tem 5 estágios, mas a maioria dos casais separa no terceiro

O psicólogo Jed Diamond, especialista em relacionamento, fez uma revelação importante para os casais: todo relacionamento passa por 5 fases importantes. No entanto, a maioria das pessoas para na terceira fase e vai à procura de um novo amor, por acreditar que o relacionamento anterior se sentindo insatisfeito.

Ele diz em seu site que as pessoas passam a vida procurando o par ideal para envelhecer juntos, mas poucos estão dispostos a ir além do terceiro estágio, por isso que vemos tantos divórcios. O especialista conta que sua experiência em terapia de casais mostra que muitas pessoas acreditam estar dividindo a vida com pessoa errada. Isso acontece porque elas não entendem que o estágio 3 é apenas o começo de um amor forte e duradouro.

Estágio 1: A paixão

Embora não pareça, a paixão é uma estratégia reprodutiva para que o macho humano encontre sua fêmea para proliferarem a espécie. É tudo maravilhoso, nossas veias correm um sangue regado de hormônios como dopamina, oxitocina, serotonina, testosterona e estrogênio. Existe aquela certeza de ter encontrado a pessoa certa e o casal apaixonado acredita que esses sentimentos irão permanecer para sempre, mas não é bem assim.

Estágio 2: Agora são um casal

Nesta fase, nosso amor aprofunda-se e os dois se unem como um casal e o que mais querem é ter seu cantinho e os filhos. Este é um momento em que os casais tem seus filhos (biológicos ou naturais) e compartilham a criação. Já curados da “paixonite”, é quando o casal se sente unido, seguro, feliz e confortável. A maioria dos casais acreditam estar no último nível de amor e que será assim para sempre.

Estágio 3: Desilusão

Ninguém espera passar por isso quando estão nas fases anteriores. É neste estágio que 2 em cada 3 casais entram em colapso, como se esse fosse o começo do fim. Pequenas coisas começam a incomodar e os defeitos escondidos pela paixão e pelo início da vida a dois começam a surgir. Ambos se sentem mais irritados e começam a ter um sentimento de insatisfação. É quando surgem as traições, a vontade de encontrar no outro o que perdeu no companheiro. O Dr. Jed explica que essa fase pode apenas parecer um “inferno”. Mas ela é, na verdade, muito importante para o relacionamento. É a oportunidade que o casal tem de queimar todas as ilusões que tem um do outro e aprender a amar verdadeiramente um ao outro. Esta fase não é o início do fim, e sim o real início do começo, quem passar junto esta fase, está pronto para viver as próximas intensamente.

Estágio 4: Amor real

Vencendo a terceira fase, quando os conflitos e as dores na alma deterioraram o relacionamento, o casal pode desenvolver agora um amor forte, companheiro e agora sim, o verdadeiro. O casal agora é muito mais do que um casal, eles se tornam aliados e traçam juntos suas vidas, se ajudando. É um momento de aceitação, quando os defeitos são acolhidos. Eles aceitam um ao outro exatamente da maneira que são.

Estágio 5: Uma aliança para mudar o mundo

Somente ao chegar nesta fase é que o relacionamento atinge níveis capazes de mudar o mundo a sua volta. Isso quer dizer que a família constituída irá girar em torno do centro: o casal. Eles passam segurança a todos, são a base. É uma fase de nutrição do amor.

Compartilhe este texto com alguém que chegará com você no estágio 5.

familia / menalive