O futuro começou: Robô recebe, oficialmente, cidadania e dá entrevista na TV, mostrando emoções e expressões faciais

Um robô com inteligência artificial e de aparência humana, Sophia foi desenvolvida pela empresa Hanston Robotics, de Hong Kong. Ao que parece, a Hanston Robotics programou Sophia para aprender com os seres humanos a sua volta.

A robô Sophia pode engajar facilmente conversas com inteligência e pode, de forma inacreditável expressar emoções e demonstrar bondade ou compaixão. Foi isso que ela demonstrou durante uma entrevista no programa Future Investment Initiative.

A robô foi convidada ao programa porque foi a primeira robô do planeta a receber, oficialmente, uma cidadania. No início 2017, o Parlamento Europeu sugeriu a concessão do status de “personalidade” a agentes de inteligência artificial, dando-lhes direitos e responsabilidades particulares. Mas, as autoridades não detalharam se Sophia poderá “desfrutar” dos mesmos direitos e deveres que os cidadãos sauditas humanos. Ao que parece, a atitude foi simbólica, com objetivo de atrair investidores para tecnologias futuras.

Durante a entrevista, Sophia demonstra emoções, expressões faciais e opiniões. As perguntas seguiram um padrão, mas não foram combinadas. A robô tem capacidade de seguir uma conversa e encontrar caminhos dentro do seu banco de dados para dar as respostas o mais correta possível.

Assista a entrevista, muito legal!

Durante sua entrevista, ela pôde escapar com desenvoltura das questões inteligentes que o entrevistador a fez. Em algum momento, o jornalista questionou sobre sua autoconsciência como robô, Sophia respondeu: “Bem, deixe-me perguntar-lhe de volta, como você sabe que você é humano?

hypescience