Sua saúde

Médicos ensinam como identificar se é hemorroida e tiram as 5 maiores dúvidas sobre o assunto

Médicos ensinam como identificar se é hemorroida e tiram as 5 maiores dúvidas sobre o assunto
Esse texto foi informativo para você?

Hemorroida é uma veia dilatada na região anal ou no final do intestino que inflama, causando dor e sangramento. Ela pode ser interna, quando as veias dilatam dentro do reto e não saem pelo ânus ou em hemorroida externa, quando as veias dilatadas saem pelo ânus.

O clínico geral, Dr Arthur Frazão explicou, no site Tua Saúde, que existem seis sinais clássicos da hemorroida e que sentindo pelo menos um deles, é bom procurar um especialista (proctologista):


– Sangue vermelho vivo ao redor das fezes ou no papel higiênico após limpar-se;

– Coceira no ânus;

– Dificuldade para defecar;

– Saída de um líquido esbranquiçado pelo ânus, principalmente no caso de hemorroidas internas;

– Dor anal que pode surgir ao evacuar, andar e/ou sentar, especialmente no caso de hemorroidas externas;

– Saliência no ânus ou fissura anal quando se trata de hemorroida externa.

Proctologista responde 5 dúvidas

1- Hemorroida tem cura?

Dr Marcelo Giusti  coloproctologista diz que sim. Mas tudo depende do que incomoda o paciente. Se o sintoma principal for sangramento ou saída das hemorroidas, procedimentos de consultório podem resolver totalmente o problema. Mas alguns casos são realmente cirúrgicos e precisam de intervenção para resolver.

2- Sangue nas fezes é sinal de hemorroida?

Dr. Marcelo diz que nem sempre é hemorroida, outras doenças do ânus (fissuras, fístulas…) e do intestino (diverticulose, pólipos e câncer…). No entanto, um dos principais sinais da doença é exatamente o sangramento. Sangramento nunca é normal, procure atendimento médico.

3- Hemorroida pode matar?

O especialista diz que não. As hemorroidas, normalmente, causam desconforto e sangramento. Algumas pessoas podem apresentar sangramento volumoso, que assustam e podem resultar em uma anemia ou até levar a uma internação hospitalar. No entanto, é doença benigna, com tratamento pouco complexo.

4- Só passar pomada para hemorroida resolve?

O Médico explica que as pomadas dão alívio aos sintomas e estão indicadas em caso de dor, trombose ou trauma na região. No caso das hemorroidas crônicas ou que saem pelo ânus no dia a dia, as pomadas podem aliviar alguns sintomas, mas não resolvem o problema. Nesse caso, somente um procedimento de consultório ou cirúrgico poderá resolver o problema.

5- Os tratamentos caseiros para hemorroidas resolvem?

Segundo Dr. Marcelo, existem muitos tratamentos caseiros para hemorroidas. Mas o que ele recomenda é evitar trauma na região: ter uma posição adequada ao evacuar (colocando os pés sobre algum apoio, tipo uma banqueta, simulando a posição agachada, que é mais natural para evacuar); evitar o uso de papel higiênico para limpar, o ideal é lavar e somente secar com o papel; evitar esforço excessivo para evacuar, deixar o movimento natural do intestino eliminar as fezes; não levar revistas, celular para o banheiro, para as evacuações não ficarem mais demoradas que o necessário. Terceiro passo, praticar atividade física, evitar cigarro e bebidas alcoólicas. Quarto passo, evitar alimentos muitos condimentados, há estudos mostrando aumento de risco de hemorroidas com a ingestão de pimenta.

tuasaude / minhavida

Novidades

Topo